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Medidas para reduzir atropelamentos de animais começam a ser instaladas na ERS-040

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) começou a implantação na ERS-040, em Viamão, dos passadores aéreos para facilitar a travessia segura de animais adaptados a viver em árvores e que utilizam preferencialmente as copas ao longo de suas vidas.

O objetivo da iniciativa é aumentar a segurança da rodovia para os usuários, além de reduzir o impacto ambiental ocasionado pelo atropelamento de fauna, especialmente do bugio-ruivo (Allouata guariba clamitans).

O animal, bastante encontrado no entorno da rodovia, está ameaçado de extinção e, dessa forma, é protegido por lei.

No entanto, outras espécies que passam a maior parte do tempo ou todo ele em árvores, como ouriços (Coendou sp.), gambás (Didelphis sp.), roedores e marsupiais de pequeno porte também podem ser beneficiados.

Ao todo, 21 pontes de corda serão instaladas em seis zonas críticas da ERS-040.

São áreas específicas para animais que se deslocam pelas copas das árvores, diminuindo o deslocamento necessário para que encontrem uma oportunidade segura de cruzamento entre os dois lados da rodovia.

Os pontos de implantação foram definidos a partir de estudos realizados por especialistas em fauna, que consideraram os registros de mortes de animais, o número de carcaças localizadas ao longo da rodovia pelas equipes de conservação e manutenção, o mapeamento da vegetação florestal e, por fim, a identificação da provável ocorrência do bugio-ruivo nos ambientes marginais da estrada.

Usuários e moradores participaram do levantamento, respondendo às entrevistas realizadas nas áreas favoráveis à presença desses animais. Além disso, os locais foram previamente vistoriados em conjunto com a equipe responsável pela instalação das pontes.

De acordo com a equipe do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nerf), que atua em conjunto com a STE – Serviços Técnicos de Engenharia na execução do Programa de Proteção e Monitoramento de Fauna da EGR, há experiências de sucesso com a utilização do mesmo tipo de estrutura em outros locais do Estado, até mesmo em áreas mais urbanizadas, como é o caso das pontes de corda instaladas no bairro Lami, em Porto Alegre.

Como se trata de uma nova implantação, a utilização das estruturas pelos animais não é imediata, há uma fase de reconhecimento e adaptação pela fauna. Todo o processo continuará sendo acompanhado pela equipe especializada e servirá como base para a atualização dos dados e estudos.

Programa de Proteção e Monitoramento da Fauna e o atendimento à legislação

O Programa de Proteção e Monitoramento da Fauna tem como objetivo principal reduzir a mortalidade de animais por atropelamento e faz parte de um Plano Básico de Gestão Ambiental (PBA). Esse documento é um pré-requisito para o fornecimento das Licenças Ambientais de Operação (LOs) dos trechos rodoviários administrados pela EGR pelo órgão competente, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Além disso, atende à legislação ambiental pertinente.

As atividades do programa seguem um cronograma estruturado em três fases, que teve início em março de 2019: diagnóstico e planejamento, implantação de medidas mitigadoras e monitoramento da efetividade das ações executadas.

Na primeira fase, uma ampla coleta de informações foi realizada, percorrendo-se toda a extensão da malha viária administrada pela EGR e por meio da consulta de bases de dados com históricos de mais de dez anos.

Nessas pesquisas, foram verificadas as características das rodovias e da paisagem no entorno delas, assim como estruturas já existentes – bueiros e pontes, por exemplo – que pudessem ser adequadas para a passagem segura da fauna.

O estudo detalhado deu suporte à criação de mapas de predição dos locais mais sujeitos ao risco de colisões com animais e à definição das estratégias adequadas para evitar o problema em cada localidade.

As informações consolidadas fazem parte do Plano de Mitigação ao Atropelamento de Fauna e do encarte Mitigação de Fatalidades de Arborícolas (bugios), específico para a ERS-040, os quais contêm as diretrizes para a fase de implantação de medidas mitigadoras.

Destaca-se ainda que a ação acata as determinações decorrentes de Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em maio de 2017 (Processo Judicial nº 047/1.17.000.1302-6 e Ofício Of. DISA/FEPAM nº 8252/2017), com vistas ao cumprimento de medidas para a prevenção e a redução de atropelamentos de animais nas rodovias sob administração da EGR.

Bugio-ruivo

Conforme o projeto Fauna Digital do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o habitat do bugio-ruivo é a Mata Atlântica, floresta ombrófila densa e mista. Ele tem hábitos diurnos, vive em grupos e é arborícola.

Algumas características desse animal chamam a atenção, como a emissão de vocalizações que podem alcançar longas distâncias como mecanismo de organização de um grupo e manutenção do espaçamento entre os demais. Esses primatas utilizam a cauda preênsil para locomoção na copa das árvores e, raramente, são vistos no solo. Sobre a alimentação, é rica em folhas e flores.

A ação humana sobre o meio ambiente, com o crescimento urbano, a conversão da terra e a redução das áreas florestais representa importante ameaça para os bugios-ruivos.

Além disso, a espécie é vítima de atropelamentos, choques elétricos e ataques de cães.

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