Anvisa propõe normas para embalagem de ovos
Gemada, ovo mole e até glacês e mousses feitos a partir de ovo cru vão receber uma atenção especial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Na próxima segunda-feira (3), a Agência deverá publicar uma Consulta Pública que propõe a modificação da rotulagem das embalagens de ovos. A proposta prevê que os rótulos de todos os ovos apresentem duas
advertências: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde” e “Mantenha os ovos preferencialmente refrigerados”.
A partir da publicação no Diário Oficial, a Consulta Publica passará a valer por 60 dias. Nesse período, os cidadãos poderão oferecer críticas e sugestões ao texto. Se o documento for aprovado sem modificações, as novas regras poderão entrar em vigor em meados do próximo ano.
De acordo com a diretora da Anvisa, Maria Cecília Martins Brito, o objetivo da regulamentação é alertar as donas de casa e responsáveis por restaurantes sobre a possibilidade de contaminação causada pela bactéria salmonela. Essa bactéria é muito comum na casca ou no interior de ovos crus. “Essa proposta de resolução trata principalmente de uma comunicação de risco. Isso é uma forma da vigilância sanitária alertar à população em como reduzir os riscos”, argumenta.
Dentre os principais sintomas apresentados pelo indivíduo contaminado pela salmonela estão diarréia, dificuldade de digestão, ânsia de vômito e febre.
Segundo Maria Cecília, no ano passado foram notificadas à Anvisa 3.700 intoxicações alimentares. Desse total, 1.200 foram provocadas por salmonela “O número é expressivo se observarmos que grande parte das infecções ocorre em ambiente doméstico. Dentre as infecções provocas por salmonela, 600 ocorreram dentro da casa do próprio doente”, revela.
A diretora ressalta que as mudanças na rotulagem não deverão provocar uma redução no consumo do produto. “O ovo um alimento muito importante do ponto de vista nutricional e contêm muitas proteínas. Nós só queremos adicionar um cuidado”, explica.