Furg lamenta morte de professor no litoral sul
Educação

Furg lamenta morte de professor no litoral sul

A FURG, com pesar, comunica o falecimento do professor Lauro Julio Calliari, ocorrido nesta terça-feira, 14.

Ele morreu ao cair de uma torre de telefonia no Balneário Cassino, no Litoral Sul.

As circustâncias da morte serão investigadas pela Polícia Civil.

O docente ingressou na instituição em 7 de janeiro de 1976, junto ao antigo Departamento de Geociência, onde permaneceu até a reestruturação – passando a se chamar Instituto de Oceanografia.

Lauro aposentou-se em 2019, acumulando uma trajetória de cinco décadas de pesquisa sobre a costa gaúcha.

De acordo com uma entrevista concedida em 2022 para um portal de notícias do estado, Calliari afirmou ter decidido estudar Oceanologia ao se deparar pela primeira vez com a imensidão do mar, ainda durante seus primeiros anos de vida.

Em 1972 foi aprovado pela FURG para o curso de graduação na área, e, um mês após sua formatura, em 1976, retornou para a instituição, agora como parte do quadro docente.

O professor foi referência entre os pesquisadores da costa gaúcha, em especial dentro da morfodinâmica costeira, sua área de expertise.

Em seu tempo como professor, Lauro tornou-se pesquisador no projeto Atlântico, e desde então, publicou diversos estudos sobre meio ambiente e mapeamentos costeiros em parceria com instituições como a Marinha do Brasil.

Sua carreira acadêmica inclui também a conclusão do doutorado no Instituto de Ciência Marinha da Virgínia, uma das referências globais em centros de pesquisa marinha.

Um dos trabalhos mais longos de sua carreira foi o acompanhamento do processo de erosão da costa, que consiste no avanço do mar sobre a faixa de areia do Rio Grande do Sul. Calliari, junto de outros pesquisadores da FURG, registrava – há mais de 30 anos -, a movimentação de determinadas áreas onde identificara-se recuos intensos da linha de costa em relação ao seu entorno, não apresentando reposição de areia retirada do sistema.

Mesmo aposentado, Calliari seguia atuando como professor colaborador da universidade, lecionando junto à pós-graduação e atuando diretamente na pesquisa.

Lauro deixa a esposa Rosaura e a filha Carolina.

A FURG solidariza-se com seus familiares, amigos e alunos neste momento de pesar, finaliza a nota.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários