Stan terá esgoto em todo bairro em Torres - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Stan terá esgoto em todo bairro em Torres

O bairro Stan em sua totalidade será servido por rede de esgoto cloacal a partir de 2009. Todas as cerca de 3.500 pessoas ali residentes ou com empresas serão atendidas pela rede, num total de 3.500 metros e um investimento de R$ 1,1 milhão. As obras são uma parceria da Prefeitura de Torres e Corsan e foram anunciadas na quinta-feira (dia 13) pelo prefeito João Alberto e pelo secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, que esteve em Torres em companhia do presidente da Corsan, Mário Freitas.

As obras iniciam em março de 2009 e representam um avanço, já que pelo cronograma anterior apenas metade do bairro Stan seria atendida pelo esgoto cloacal.

A Stan é um dos bairros que mais cresce em Torres, tanto em moradores como em residências, prédio multifamiliares e empresas. “A comunidade nos pediu, fomos até a Corsan falar com o presidente Mário Freitas e também com o secretário Marco Alba e fomos atendidos”, resumiu com satisfação o prerfeito João Alberto. O presidente da Associação de Moradores, Francisco Neves, destacou a importância das obras para o crescimento do bairro e a saúde da população, especialmente as crianças.

O secretário Marco Alba destacou que com essa rede, o município de Torres passará a ter 64 % do seu esgoto coletado e tratado, um dos maiores percentuais do Rio Grande do Sul e do Brasil, já que a média do Estado é de 13 %. Nesse aspecto, lembrou a recomendação da governadora Yeda Crusius para que se façam investimentos em esgotamento sanitário e o Estado chegue aos 30 %.

O secretário Alba destacou também que as obras de saneamento em Torres continuarão em 2009, 2010 e 2011 com a implantação das redes nos bairros Igra Norte e Sul, com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. Torres foi um dos poucos municípios do RS contemplados através de recursos que somam R$ 7,1 milhões para essas obras. Pelo convênio firmado, a Corsan entra com os canos e a abertura das redes no bairro Stan, cabendo à Prefeitura o fechamento dos valos e a recuperação do calçamento.

Comentários

Comentários