Laudo do Lacen confirma causa da morte de criança em Osório
O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) concluiu os exames da causa da morte de uma criança em Osório.
Em entrevista a Rádio Joven Pan na tarde desta terça-feira (09), o Secretário Municipal de Saúde, Danjo Renê, confirmou que se trata de Meningite Bacteriana (não transmissível), ou seja, não há nenhum perigo de contágio.
Uma Otite (dor de ouvido) teria levado a criança a contrair a meningite.
A vítima estava na primeira etapa da educação infantil (berçário – menores de 2 anos) em uma escola da cidade.
Otite em crianças pode levar à meningite
Embora seja um evento raro, uma otite pode causar meningite devido à proximidade entre o ouvido médio e a meninge, uma membrana que recobre o cérebro, a medula espinhal e todo o sistema nervoso central.
A meningite é uma inflamação das meninges.
As meningites podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos (meningite fúngica), parasitas, lesões físicas, Infecções, otites, câncer e uso de medicamentos.
Os sintomas da meningite podem incluir febre alta, vômitos, dor de cabeça, dor no pescoço, mal-estar, rigidez de nuca (dificuldade de encostar o queixo no peito) e manchas roxas na pele.
O que é otite?
A otite média é uma infecção no ouvido médio (atrás do tímpano) causada por uma bactéria e que ocorre na maioria das vezes após episódios de resfriados ou outras infecções virais, embora também seja frequente após o contato com outras crianças e durante as doenças infecciosas da infância, como o sarampo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp