Marinha e Inmet emitem alerta para temporais no Litoral Norte
A Marinha do Brasil participa que a atuação de um sistema de baixa pressão poderá afetar a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre Rio Grande (RS) e Laguna (SC), com ventos de direção Sudeste a Leste, rondando para Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 88 km/h (47 nós), entre a tarde do dia 15 e a madrugada do dia 17 de junho.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo.
Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb, ou por meio dos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, desenvolvidos em parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), respectivamente.
Os aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.
Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.
Inmet emite alerta vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, válido até as 15h desta sexta-feira (16), para risco de temporal no Rio Grande do Sul.
O marcador indica que as áreas mais afetadas vão ser a Região Metropolitana, o Litoral Norte e parte da Serra.
Dessa forma, há previsão de chuva volumosa e o vento pode superar os 100 km/h.
Existe também, conforme o Inmet, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamento, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário.
A orientação é de que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados e, em caso de enxurrada ou similar, documentos e objetos de valor sejam colocados em sacos plásticos.
Se estiver em situação de perigo, procure abrigo.
Em caso de emergência, é indicado acionar a Defesa Civil (pelo telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (pelo telefone 193).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp