Ciclone: próximas horas tem forte risco de vento forte e intenso no Litoral, alerta MetSul
Um ciclone extratropical se forma entre a noite desta quinta-feira (15) e a madrugada desta sexta-feira (16) junto ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, segundo a MetSul.
A área de baixa pressão vai se aprofundar rapidamente junto ao litoral, dando origem ao ciclone extratropical.
Modelos numéricos indicam o centro de baixa pressão com 1003 hPa junto ao litoral gaúcho nesta sexta.
Não é, assim, uma baixa profunda, mas estará muitíssimo perto da costa, praticamente com o centro sobre a faixa costeira. Haverá uma área de alta pressão de 1025 hPa no Nordeste da Argentina, gerando um gradiente de pressão que favorecerá vento forte a intenso.
Vento de 80 km/h a 100 km/h é esperado no Litoral Norte gaúcho com rajadas que isoladamente podem ser superiores, o que agrava o potencial de danos. Maior risco em Quintão, Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-Lá, Capão da Canoa, Osório, Palmares do Sul, Arroio do Sal, Torres, Terra de Areia e Três Cachoeiras.
De acordo com os modelos numéricos, o período de maior risco de vento forte a intenso será entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira.
Há potencial para queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas, especialmente no Litoral Norte gaúcho e balneários mais ao sul de Santa Catarina.
No Planalto Sul Catarinense e no Litoral Norte gaúcho, não se recomenda o tráfego em rodovias, especialmente de caminhões, entre a noite de hoje e o meio-dia desta sexta devido ao vento muito forte que pode até tombar veículos de maior dimensão.
Risco à navegação Considera-se altíssimo risco para a navegação que deve ser evitada nos litorais gaúcho e Catarinense assim como na Lagoa dos Patos e Lago Guaíba sob risco de naufrágio de pequenas embarcações.
Adverte-se ainda para o alto risco de elevação da maré (maré de tempestade ou storm surge) com ressaca no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e na costa catarinense.
Alerta de chuva volumosa a excessiva A MetSul adverte que o ciclone não apenas manterá o tempo instável como deve reforçar e muito a chuva que já castigou cidades da região.
O indicativo exige enorme atenção com as áreas perto da Serra de Maquiné, Itati, Três Cachoeiras, Terra de Areia, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul e Torres.
Os volumes podem ser muito altos, acima de 200 mm, em setores da orla como de Arroio do Sal a Tramandaí.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp