Ciclone e o que esperar nesta quinta no RS
O ciclone extratropical presente em alto-mar, deve seguir provocando vento e chuva em parte do Rio Grande do Sul até esta quinta-feira (28).
De acordo com a Vanessa Gehm, meteorologista da Sala de Situação do Estado, o impacto não será tão significativo quanto nesta quarta-feira (27), porque o fenômeno estará bem configurado e afastado da costa.
A especialista explica que o vento forte é causado por uma variação entre a pressão do ciclone e o sistema de alta pressão que está começando a avançar na direção do RS.
Conforme a Climatempo, há possibilidade de ressaca, com ondas de até três metros, entre Mostardas e Torres. Região Metropolitana, Litoral Norte e Vale do Paranhana também terão chuva no decorrer do dia, em função do vento vindo do oceano. Os volumes, contudo, serão bem menores do que nos últimos dias.
— Na quinta-feira, o ciclone já estará bem configurado, mas bem em alto-mar. Então, não deve impactar tanto no vento, que começa a diminuir, ficando entre 40 km/h e 50 km/h na maioria das regiões. Mas (o fenômeno) ainda traz uma condição de tempo instável para parte do Estado, atingindo Litoral, Região Metropolitana e Sul gaúcho — afirma Vanessa.
No Litoral, mesmo com a abertura do tempo, segue a condição para rajadas de vento de até 70 km/h.
Nas outras áreas, o tempo deve ficar estável, com condição de sol entre nuvens, mas a temperatura cai. A meteorologista destaca que Serra, Região Central e Campanha podem registrar mínimas entre 5°C e 8°C.
Litoral Norte: a quinta-feira vai ser de tempo firme, com sol entre nuvens, mas pode ter névoa nas primeiras horas do dia. Em Torres, os termômetros variam de 12°C a 18°C.
Litoral Sul: a quinta-feira vai ser de tempo nublado, com muitas nuvens ao longo do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam de 10°C a 18°C.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp