Ciclone que se formará na costa do RS vai impulsionar uma forte massa de ar frio
O ciclone extratropical que se forma nos litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai nesta sexta-feira vai impulsionar uma forte massa de ar frio da Argentina para o Brasil com temperatura baixa para esta época do ano e vento frio com sensação térmica muito abaixo do que é comum para o mês de novembro.
Uma vez que o ar frio é impulsionado por ciclone na costa em latitudes médias, esta é uma incursão de ar frio de trajetória continental, pelo interior do continente, como se dá nas massas de ar polar de inverno, segundo a Metsul.
Normalmente, em novembro, as massas de ar frio tendem a apresentar trajetória marítima.
Esta massa de ar frio é de forte intensidade para os padrões da época do ano.
No início da semana, provocou intensa nevasca na Patagônia e incomum para o fim de outubro com acumulações de até 70 centímetros de neve, o que causou bloqueios de estradas e o fechamento de passagens rodoviárias entre Argentina e Chile.
O ar frio trará um fim de semana de temperatura amena a agradável no Sul do Brasil.
As noites serão frias e neste sábado haverá o agravante do vento forte a intenso, que vai reduzir muito a sensação térmica. A madrugada do domingo será a mais fria, quando são esperadas mínimas baixas a muito baixas para novembro.
Grande parte do Rio Grande do Sul deverá amanhecer com menos de 10ºC no domingo.
O amanhecer do domingo, aliás, pode ter marcas ao redor de 0ºC e em alguns pontos mesmo negativas no Planalto Sul Catarinense.
Marcas baixas são esperadas ainda no Planalto Norte catarinense e em parte do Sul e do Leste do Paraná, o que pode levar à formação de geada.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp