Formação de novo ciclone gera alerta no RS
Os modelos meteorológicos de previsão indicam a formação de um novo ciclone extratropical, na altura do Rio Grande do Sul, na segunda-feira de Natal, dia 25 de dezembro, gerando um do Climatempo.
Até o momento, a tendência é de chuva forte, acontecendo desde a madrugada sobre cidades do noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, com potencial para acumulados elevados.
A condição de tempo abafado ainda se mantém sobre boa parte da Região Sul, porém, o ciclone irá dar origem a uma nova frente fria, que reforça a formação de nuvens de chuva ao longo do dia sobre cidades da Região Serrana do RS, do litoral gaúcho, do interior de Santa Catarina e do interior do Paraná. Há risco de temporais.
Caso confirmado, este será o primeiro ciclone e a primeira frente fria associada ao sistema na nova estação, com impacto maior nas condições de tempo sobre as cidades do Sul.
A formação de ciclones como este indicado pelos modelos para o começo da próxima semana é atípica para este período do ano.
Além da chuva forte, o risco para ventania é muito alto na Região na segunda-feira, 25, e também na terça-feira, 26, ventos fortes ainda poderão ser registrados, especialmente por áreas costeiras.
A presença deste sistema também irá causar agitação marítima; por enquanto, há indicativo de ondas entre 2,5 a 3,0 metros de altura, podendo ocasionar transtornos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp