Próxima semana no RS será marcada por predominância de calor, indica boletim integrado
A próxima semana no Rio Grande do Sul será marcada por uma intensa onda de calor, conforme indicado pelo Boletim Integrado Agrometeorológico 05/2024, fruto da parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar e Irga.
Até sábado (3/2), uma massa de ar seco e quente manterá o tempo firme e as temperaturas elevadas em todo o estado. No domingo (4/2), o calor persistirá, sendo esperadas pancadas de chuva, comuns no verão, na maioria das regiões.
Na segunda-feira (5/2), as temperaturas devem superar os 35°C na maioria das áreas, chegando próximo a 40°C em algumas regiões. Nesse dia, há possibilidade de pancadas de chuva de verão entre a tarde e à noite em todo o Rio Grande do Sul.
Já na terça-feira (6/2) e quarta-feira (7/2), o clima se manterá seco e quente, predominando em todas as regiões.
Os volumes previstos de chuva variam entre 10 e 20 mm na maioria das regiões, enquanto nas áreas Norte e Nordeste do estado são esperados totais entre 20 e 35 mm.
Além das informações sobre o clima, o boletim aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo estado, oferecendo uma visão abrangente das condições agrometeorológicas.
Para acompanhar todas as publicações, acesse o portal da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Condições Meteorológicas Ocorridas no Rio Grande do Sul (25 a 31 de Janeiro de 2024): A última semana manteve-se com tempo seco e calor em grande parte do RS. Entre quinta (25) e sexta-feira (26), uma massa de ar seco manteve o tempo firme e temperaturas amenas em várias regiões, com chuva fraca apenas na Serra do Nordeste e no Litoral Norte.
No sábado (27) e domingo (28), o tempo permaneceu firme na maioria das regiões, com elevação das temperaturas e pancadas de chuva típicas de verão, principalmente nos setores Norte, Nordeste e Leste.
Na segunda-feira (29), as temperaturas superaram 30°C, com pancadas de chuva de verão à tarde e à noite em grande parte do Estado. Na terça (30) e quarta-feira (31), o tempo seco e quente predominou em todas as regiões.
Os totais registrados variaram entre 5 e 20 mm na maioria das localidades.
No Planalto e na Serra do Nordeste, os volumes oscilaram entre 15 e 30 mm, chegando a 40 mm em diversos municípios. Nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha, não houve chuva.
Destaques da Semana:
- A cultura de soja apresenta desenvolvimento favorável, sem fenômenos de acamamento, mesmo após duas semanas sem chuvas generalizadas.
- A colheita de milho avançou significativamente devido às condições climáticas secas e quentes, mas a produtividade varia.
- O plantio de feijão 1ª safra foi finalizado, com boa qualidade do produto colhido.
- A incidência de radiação solar beneficia a cultura de arroz, mas a aplicação de fungicidas é intensa para proteção contra doenças.
- As pastagens estão favoráveis, beneficiando a pecuária, mas em algumas regiões já há impacto devido à baixa umidade do solo.
Previsão Meteorológica: Nos próximos sete dias, o calor será predominante no RS, com massa de ar seco mantendo o tempo firme até sábado.
No domingo, são esperadas pancadas de chuva típicas de verão na maioria das regiões.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp