População gaúcha se mobiliza para ajudar SC
Com o envio de cinco mil litros de água e 30 mil agasalhos à Santa Catarina nesta quarta-feira (7), a sociedade civil gaúcha contabiliza o carregamento de 246 carretas e 70 vôos com auxílio para a população catarinense, atingida por fortes chuvas no final de novembro. As doações serão remetidas à Defesa Civil de Florianópolis para serem distribuídas nos municípios mais prejudicados. A empresa rodoviária Nova Era cedeu, pela segunda vez, um caminhão para o transporte dos mantimentos gratuitamente.
“Desde a ocorrência dos primeiros eventos no estado vizinho, a sociedade gaúcha se mobilizou”, afirmou a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius. Ela disse que na medida do permitido pela logística, “todas as doações que chegam a nós com a missão dos cidadãos gaúchos vão chegar aos desabrigados em SC”. Segundo Tarsila, o Estado tem feito todo o esforço para honrar a missão e reforçar a confiança da população no trabalho que segue sendo feito.
Estimativas do Comitê de Ação Solidária indicam que cerca de seis milhões de agasalhos foram entregues nas centrais de doação do Estado desde o início do fenômeno em Santa Catarina. Os aviões saíram da base área de Canoas com 17 toneladas de materiais cada. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também enviou mais de cem mil itens para ajudar o Estado vizinho, entre colchões, kits de limpeza, lençóis, travesseiros e água.
Defesa Civil
Em meio a emergência, a governadora Yeda Crusius determinou a criação de uma força-tarefa com 35 militares para apoiar às vítimas, atuando no policiamento ostensivo, na preservação da ordem pública, na busca e no salvamento de pessoas em situação de risco. De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil gaúcha, tenente-coronel Joel Prates, o órgão interveio em duas cidades – Gaspar e Ilhota – , além de enviar materiais de auxílio.
Prates destacou ainda a sintonia entre o governo do Estado, a sociedade civil e órgãos nacionais, como marinha, aeronáutica e exército. “O Rio Grande do Sul deu uma forte resposta aos problemas enfrentados por Santa Catarina”, finalizou o tenente-coronel Joel Prates.