Colunistas

Brincando de Deus

O Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao Universo, entre 12 e 15 bilhões de anos. A evolução do Universo teve início, logo após a explosão de uma bola de matéria compacta, densa e quente, com um volume aproximadamente igual ao volume do nosso sistema solar.

Essa explosão desencadeou uma série de eventos cósmicos, formando as Galáxias, as Estrelas, os Corpos Planetários e eventualmente, a vida na Terra. Esta evolução é conseqüência das reações nucleares entre as partículas fundamentais do meio cósmico, cujo efeito mais importante foi a formação dos elementos químicos, através do processo de nucleossíntese. – Teoria do Big Bang.

No princípio criou Deus os céus e a terra.

A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. – Gênesis – Capítulo 1 – Versículos 1 e 2.

O QUE é Deus?
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. – Pergunta 1 do Livro dos Espíritos – Allan Kardec.

A quarta-feira, 10 de setembro será, independentemente de seu resultado, um divisor de águas na história da humanidade e de sua evolução: o acelerador de partículas mais potente já construído será testado, após mais de uma década de preparativos e de bilhões de dólares em investimentos.

Paira, no entanto, o temor de que o Grande Colisor de Hádrons (LHC, pelas iniciais em inglês) supere as previsões mais exageradas dos físicos e venha a criar um buraco negro e dragar a Terra, ou gerar partículas capazes de transformar o planeta numa massa inerte. Dois feixes de prótons irão colidir a 99,99% da velocidade da luz. Os prótons serão acelerados ao redor de um túnel de 27 quilômetros de circunferência, a mais de cem metros de profundidade, na região de Genebra (Suíça) até a fronteira com a França, contendo 9,3 mil ímãs e esfriado a -271ºC – uma temperatura mais fria do que a do espaço interestelar, recriando, assim, as condições do Universo instantes após o Big Bang.

Os próprios cientistas envolvidos no projeto, dentre os quais, dois físicos brasileiros, têm dúvidas quanto ao resultado das experiências, se houver algum. Na quarta-feira, 10 de setembro, apenas farão um conjunto de prótons percorrer toda a extensão do túnel para assegurar que o acelerador está funcionando. A primeira colisão poderá levar alguns meses. Esperam os cientistas, como resultado final, encontrar uma misteriosa partícula chamada bóson de Higgs, também conhecida como partícula de Deus.

Desmascara-se, assim, o real objetivo disso tudo: o homem – alimentado pelos dos maiores vícios da humanidade, o orgulho e a soberba – ilude-se em superar a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas: Deus.

Desfazendo-se o mistério, o que restará da obra? Seria como se Machado de Assis revelasse se Capitu, a bela personagem do imortal “Dom Casmurro”, houvera ou não traído Bentinho. Tudo perderá o sentido.

Comentários

Comentários