Levantamento da Fepam indica que foz do Mampituba segue imprópria para banho
A Fepam divulgou nesta quinta-feira (15) novo boletim do Projeto Balneabilidade 2008/2009.
O levantamento apresenta resultados das coletas efetuadas em 89 pontos de balneários do Interior do Estado e do Litoral, localizados em 44 municípios.
Os dados completos estão disponíveis na página www.fepam.rs.gov.br.
Litoral Norte
Segue imprópria para banho a foz do Rio Mampituba, em Torres, e está igualmente sem condições para banho a área de Cidreira em frente ao Edifício Alvorada.
O número máximo de mil coliformes fecais por 100 mililitros de água, definido pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) foi ultrapassado também na praia de Arroio do Sal (ponto junto à foz do arroio) mas, como esta foi a primeira coleta com resultado insatisfatório, ainda não está configurada a impropriedade para o banho de mar.
Litoral Médio
Estão impróprios para banho no Cassino, em Rio Grande, o ponto localizado em frente à rua Buenos Aires e, em São Lourenço do Sul, os pontos localizados na Praia das Nereidas e na Praia do Camping. Deverão ser consolidados e divulgados nesta sexta-feira (16), os dados referentes aos balneários do Laranjal, em Pelotas, onde há coleta de amostras realizada pela Prefeitura e a Fepam está analisando ainda a presença de algas.
Litoral Sul
Seguem próprias para banho as águas de balneários dos municípios de Pedro Osório (Rio Piratini, junto ao Camping Municipal), Arroio Grande (Balneário do Pontal) e Santa Vitória do Palmar (Balneário do Porto, na Lagoa Mirim, Praia do Hermenegildo e Praia do Chuí).
Região do Guaíba
Também não há alterações em relação ao boletim anterior na Região Hidrográfica do Lago Guaíba, onde estão impróprios para banho os balneários de São Jerônimo (Praia do Encontro, no Rio Jacuí), Eldorado do Sul (balneário Sans-Souci, no Lago Guaíba), Guaíba (praias da Alegria e Florida, no Guaíba) e Barra do Ribeiro (Recanto das Mulatas, no Guaíba).
Apresentam condições próprias para banho as praias de Viamão (das Pombas, Pedreira e de Fora, no Parque Itapuã), Rio Pardo (Santa Vitória, no Rio Jacuí), Restinga Seca (Passo das Tunas, no Rio Vacacaí), Santa Maria (Passo do Verde, no Rio Vacacaí), Nova Palma (Balneário Nova Palma, no Rio Soturno), Candelária (Praia Carlos Largter, no Rio Pardo), Cachoeira do Sul (Praia Nova, no Rio Jacuí) e General Câmara (Balneário Cachoeirinha, no rio Jacuí).