Corsan inicia vistorias em Capão da Canoa para identificar ligações irregulares ao esgoto cloacal
Com a missão de assegurar o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, a Corsan mobilizará duas equipes na próxima semana em Capão da Canoa para realizar vistorias com foco na identificação de ligações irregulares de água pluvial à rede coletora cloacal.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
As inspeções, que acontecerão na área central do município, abrangerão tanto imóveis comerciais quanto residenciais, utilizando um método seguro de fumaça não tóxica.
Além da detecção de ligações de água pluvial, a Corsan também investigará o lançamento indevido de gordura na rede e conexões a redes inoperantes.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
A inspeção incluirá a verificação de poços de visitas e caixas de inspeção, localizadas em calçadas e acessíveis às tubulações, onde a fumaça não tóxica será aplicada para identificar as irregularidades.
Caso uma ligação irregular seja confirmada, o proprietário do imóvel, seja ele residencial ou comercial, será notificado e orientado a realizar a drenagem correta da água da chuva.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]
Outras cidades litorâneas, como Torres, Xangri-Lá e Tramandaí, já passaram por vistorias semelhantes este ano.
Danos às Redes e ao Meio Ambiente
As redes de esgoto são projetadas para receber exclusivamente dejetos domésticos.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]
A introdução de escoamento de água pluvial pode sobrecarregar o sistema, resultando em problemas como mau cheiro, retorno de esgoto para os imóveis, rompimento das redes e sérios danos ambientais. Além das conexões indevidas, práticas como o descarte inadequado de lixo e óleo nas redes de esgotamento sanitário aumentam os prejuízos.
Como Utilizar o Sistema de Esgoto Doméstico Corretamente
- Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorventes, camisinhas, cigarros, fio dental, cotonetes, embalagens, etc.) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto.
- Limpe regularmente as caixas de gordura.
- Mantenha as caixas de inspeção fechadas, mas com tampas acessíveis para verificações.
A Corsan reitera a importância dessas práticas para garantir a eficiência do sistema de esgotamento sanitário e a preservação do meio ambiente.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]