Jato de baixos níveis trará calor intenso ao Rio Grande do Sul
Grande parte do Sul e parte do Sudeste ainda sofrem a influência da massa de ar frio que ingressou no Brasil no começo da semana.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
No entanto, essa massa já se afasta para o mar, dando lugar novamente ao ar quente, elevando as temperaturas nos próximos dias.
O aquecimento será acentuado em muitas áreas do Centro-Sul do território nacional, com temperaturas acima da média no Rio Grande do Sul.
Historicamente, o frio é a condição dominante nesta época do ano na região, mas os próximos dias trarão uma mudança significativa.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Começo de mês muito quente no Rio Grande do Sul
Uma corrente de jato em baixos níveis atuará na segunda metade da semana, entre esta quinta e sábado, no Paraguai, Nordeste e Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo ar quente com vento do quadrante Norte.
O jato de baixos níveis, um corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude, se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, avança para o Sul pelo interior do continente e recurva para Leste na altura do Centro argentino e do Rio Grande do Sul.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”1″]
Essa corrente de vento será responsável por trazer ar muito quente para as latitudes médias do continente.
Como este é um período frio do ano, os desvios de temperatura à tarde serão enormes no Centro da Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul, com máximas até 10ºC ou mais acima do normal para o começo de agosto.
No Rio Grande do Sul, a temperatura já se eleva nesta quarta, mas sobe muito a partir de amanhã.
As tardes serão quentes a muito quentes no estado, com máximas que devem passar dos 30ºC na Metade Oeste gaúcha, segundo a MetSul.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]
Os mapas mostram as anomalias de temperatura em superfície projetadas pelo modelo meteorológico alemão Icon para as tardes de hoje, amanhã, sexta e sábado.
Observa-se que o aquecimento será acentuado no restante desta semana no Rio Grande do Sul.
No Oeste gaúcho, as tardes mais quentes devem ser as de quinta e sexta.
No Centro e Noroeste do estado, as de quinta a sábado.
Na Grande Porto Alegre, as tardes de sexta e sábado devem ser as de maior temperatura, com máximas passando dos 30ºC e podendo atingir entre 31ºC e 33ºC em alguns municípios.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]