Geral

Artesanato com escamas de peixe é oportunidade para incrementar renda de pescadoras

Todos os anos, a pescadora Cereni Cledi Fioravante Rodrigues aproveita os cursos da Emater/Ascar no Litoral para aprender novas técnicas de artesanato e incrementar a renda da família.  “Com o artesanato não vai nada fora e ainda é uma renda a mais”, conta Celeni, que mora em Cidreira. “A renda do artesanato ajuda muito a sustentar os três netos que crio”, completa. Essa mesma técnica também ajuda no orçamento de Venina dos Santos Moraes, de Tramandaí. Além de bordar e fazer as peças, ela dedica-se a limpar e tingir as escamas de tainha, corvina, carpa, miraguaia e caraá. “Isso é o que eu sei fazer bem e gosto”, resume.

Neste sábado, haverá demonstração da técnica em Tramandaí. A apresentação ocorre das 11h às 12h, na Tenda Multiartes da Petrobras. A atividade é também uma forma de difundir as ações em educação ambiental e extensão pesqueira, promovidas ao longo do ano em 14 municípios do Litoral Norte, de Torres a Tavares.

Para os dias 6, 7, 13 e 14 de fevereiro estão agendadas demonstrações de aproveitamento de escamas de peixe em artesanato e dias 19 e 20, do mesmo mês, de fibra de bananeira para o artesanato.

Comentários

Comentários