Fumaça das queimadas na Amazônia volta ao RS neste fim de semana - Litoralmania ®
Brasília (DF) 26/08/2024 Esplanada dos ministérios sumiu por causa das fumaças das queimandas. Foto Lula Marques/ Agência Brasil © Lula Marques/ Agência Brasil
Geral

Fumaça das queimadas na Amazônia volta ao RS neste fim de semana

A MetSul Meteorologia alerta para o retorno da fumaça das queimadas aos três estados do Sul do Brasil neste fim de semana, após uma breve melhora na qualidade do ar com a passagem de uma frente fria.

Vero Internet

O ar frio do Sul empurrou temporariamente a fuligem para o Centro do país, mas a situação se reverterá nos próximos dias.

Modelos de dispersão de aerossóis, como o CAMS, do Sistema Copernicus, projetam que o denso corredor de fumaça, formado pelo grande número de queimadas na Amazônia e em países vizinhos, se deslocará em direção ao Sul, atingindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Além disso, o corredor de fumaça deve se mover para o Leste ao alcançar o Rio Grande do Sul, avançando sobre o Oceano Atlântico e chegando aos estados do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, espalhado por correntes de vento.

Dr. Bruno Loranos Germani

No fim de semana, a presença de fumaça será sentida em várias regiões do país, especialmente no Norte, onde a concentração de partículas será maior, com destaque para Rondônia e o Sul do Amazonas.

A fumaça percorre uma vasta área da América do Sul, indo da Amazônia até o Rio Grande do Sul, passando por Bolívia, Paraguai e Nordeste da Argentina.

O foco principal está no Sul da Amazônia, especialmente nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia, onde o número de queimadas tem sido alarmante.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos primeiros cinco dias de setembro foram registrados 11.590 focos de calor na Amazônia brasileira, cerca de um terço da média histórica do mês.

O monitoramento também revelou números críticos no Pará, Amazonas e Mato Grosso, além de uma situação preocupante na Bolívia, que registrou 9235 focos de calor em apenas cinco dias.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários