Ciclone em formação avançará sobre o RS: veja o que esperar
O Rio Grande do Sul enfrentará uma mudança no clima nos próximos dias, com a formação de um ciclone extratropical e um declínio gradativo das temperaturas.
Segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 37/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o ciclone se formará a partir de um cavado atmosférico na sexta-feira (13/9) e deverá avançar pelo estado até o fim de semana.
Na sexta-feira, o cavado em superfície, localizado entre o Paraguai e o norte do RS, provocará precipitações de intensidade fraca na Região da Serra e nas proximidades da Laguna dos Patos.
Ventos úmidos vindos do mar contribuirão para a formação de nuvens com trovoadas em algumas áreas.
O sábado (14/9) trará a intensificação da corrente de jatos em altos níveis, formando o ciclone extratropical que se deslocará pelo estado, causando chuvas e ventos intensos, especialmente nas regiões Metropolitana, Litoral Norte e Serra.
No decorrer do dia, o tempo deve se estabilizar gradualmente à medida que um anticiclone migratório se aproxima.
No domingo (15/9), o anticiclone provocará queda nas temperaturas em grande parte do estado, mantendo o tempo estável, com exceção da Região Norte e Campos de Cima da Serra, onde ainda poderão ocorrer precipitações leves.
A tendência de estabilidade climática continuará nos dias seguintes, com nevoeiros sendo esperados nas áreas litorâneas e nas regiões Sul e Campanha.
A partir de terça-feira (17/9), com o avanço do anticiclone para o Oceano Atlântico, as temperaturas voltarão a subir de forma gradual, e ventos úmidos do quadrante norte deverão aumentar a nebulosidade ao longo do litoral.
As previsões indicam chuvas mais significativas na próxima semana, com volumes de até 100 mm no Sul e Nordeste do estado, especialmente ao sul da Lagoa dos Patos.
Já a Região Noroeste terá pouca precipitação, com acumulados inferiores a 10 mm.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp