INMET emite alertas para o Rio Grande do Sul - Litoralmania ®
Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Rio Grande do SulGeral

INMET emite alertas para o Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois avisos distintos para o Rio Grande do Sul, alertando sobre condições meteorológicas adversas que podem afetar várias regiões do estado a partir desta segunda-feira (30).

Viu Internet

Alerta de Tempestade

O primeiro aviso, de grau de severidade “Perigo”, teve início previsto para as 14h do dia 30 de setembro de 2024 e se estende até o meio-dia do dia 1º de outubro de 2024.

Segundo o INMET, a tempestade pode provocar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.

Há riscos significativos, como corte de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos nas áreas afetadas.

Psicólogo Regis Soster

Regiões em Risco

As áreas mais vulneráveis incluem o Sudoeste, Sudeste e Noroeste Rio-grandense, a região Metropolitana de Porto Alegre, além das regiões Centro Ocidental e Centro Oriental do estado.

Alerta de Baixa Umidade

O segundo aviso, classificado como de “Perigo Potencial”, prevê baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%, das 9h33min até as 23h do mesmo dia.

As condições de baixa umidade podem representar um risco moderado à saúde e, em menor grau, aumentar a chance de incêndios florestais.

INMET emite alertas para o Rio Grande do Sul

Recomendações

Diante das rajadas de vento, é aconselhável evitar se abrigar sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, o INMET sugere desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível, para minimizar os danos. Durante o período de baixa umidade, é fundamental beber bastante líquido, evitar desgaste físico e a exposição ao sol nas horas mais secas do dia.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários