Ciência e cultura – Marília Gerhardt de Oliveira
Há uma evidente indissociabilidade entre Moral e Ética.
Em tempo:
– Moral: refere-se aos costumes, aos princípios, às normas e aos códigos que tentam regulamentar o agir das pessoas sob o ponto de vista do que é bom ou mau como uma maneira de garantir seu bem viver (respondendo à questão: o que devemos fazer?);
– Ética: procura justificar racionalmente os princípios que regulam o agir humano, estudando o que é bom ou mau, justo ou injusto (respondendo à questão: por quê devemos agir desta maneira?).
Opções por ser bom/justo ou mau/injusto são guiadas por livre arbítrio.
Para Immanuel Kant, os seres racionais são chamados PESSOAS porque já sua natureza os distingue como fins em si mesmos, isto é, como humanos que não podem ser usados só como meio e, necessariamente, restringindo toda a arbitrariedade. E o Prof. Dr. Joaquim Clotet salienta que todos somos merecedores de Respeito.
O Século XXI tem por fundamentos a Tecnologia, o Conhecimento, a Criatividade e a Ética.
Os Profissionais das Áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente, com base na Ciência e com atenção à Cultura, deverão identificar problemas (Dilemas Éticos) e propor estratégias multiprofissionais na tentativa de resolvê-los.
Ciência e Cultura se perpetuam no tempo, apesar de episódios lamentáveis de “queimas de livros” ou “censuras”, até mesmo para que seja contada a magnífica e complexa História da Humanidade.
Fatos novos podem e devem ser acrescidos, a cada período (sem o descarte do anterior), decorrentes da criatividade humana que gere conhecimentos e/ou comprove a evolução de fenômenos/leis da Natureza como na Física (Aristóteles – Nicolau Copérnico – Galileu Galilei – Isaac Newton – Albert Einstein).
Mas esta avaliação deve pertencer a pessoas eticamente justas e muito bem formadas, cultural e cientificamente, sem viés ideológico e/ou uso oportunista de argumentos dogmático-religiosos.
Nada de bom se constrói para uma Sociedade Humana em que ainda viceja a ignorância manipulada e o analfabetismo que castra o acesso à informação de qualidade, o uso e o abuso que vivenciamos na divulgação de FAKE NEWS. E quem, eventualmente, financia sua veiculação deveria vir a ser enquadrado em “Crime de Lesa-Pátria”, a partir da elaboração, aprovação e sanção de Norma específica, com punição rigorosa aos transgressores que enxovalham a construção e o amadurecimento da Cidadania.
Acredito ser imperioso começar a se refletir e a planejar criteriosamente nosso próximo voto, para que o processo eleitoral possa nos conduzir a governantes concretamente capazes de não apenas acenar com, mas verdadeiramente realizar, de forma célere e comprometida, enquanto PRIORIDADE NACIONAL, ações coordenadas que propiciem, na prática e a curto prazo, instalação e adequação de ESCOLAS CIVIS PÚBLICAS DE QUALIDADE para crianças e jovens, com recursos humanos e materiais necessários, além do imediato pagamento de piso nacional DIGNO para todos os profissionais de EDUCAÇÃO, desde a pré-escola. Reativar e intensificar cursos noturnos de alfabetização para adultos objetivando, paulatinamente, resgatá-los de grupos a quem não interessa que exerçam livre-arbítrio. Também conclamar mães e pais para cursos noturnos de reciclagem periódica em Ciências e Cultura.
Isto SIM seria democrático e revolucionário. Tornar realidade o sonho exequível do brilhante PAULO FREIRE (ensinar a ler e a escrever com base e conforme realidades locais e regionais.
Nosso Brasil somente evoluirá como NAÇÃO quando este tempo de LUZ sobre as trevas chegar, com Social Democracia. Esta radicalidade inteligente eu apoio: escola pública de qualidade para TODAS e TODOS.
Marília Gerhardt de Oliveira