O tempo no Rio Grande do Sul
LitoralGeralRio Grande do Sul

Ciclone, vento e chuva de até 230 mm no litoral do RS gera alerta

A Sala de Situação da Defesa Civil atualizou a previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul, com alerta para chuvas intensas e ventos fortes em várias regiões.

Frigorifico Borrussia

Os acumulados de chuva podem variar de 100 a 230 mm, principalmente no Noroeste, Norte, Nordeste e Litoral Norte.

Nas demais áreas do estado, os volumes não devem ultrapassar 70 mm.

Na quarta-feira, 09 de outubro, instabilidades climáticas provocarão chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas e ventos intensos, que podem variar entre 50 e 70 km/h, podendo atingir picos superiores a 80 km/h.

Psicólogo Regis Soster

Essas condições meteorológicas afetarão o Noroeste, Norte, Nordeste e Litoral Norte, com acumulados de 60 a 100 mm em um único dia.

Devido à saturação do solo, há risco elevado de deslizamentos de terra.

Já na quinta-feira, 10 de outubro, a combinação de alta umidade e calor vindo do Norte, somada a um sistema de baixa pressão, continuará gerando chuvas no Norte do Estado.

Os acumulados podem variar entre 30 e 80 mm, e ventos fortes podem alcançar até 90 km/h, aumentando ainda mais o risco de movimentos de massa.

Ciclone, vento e chuva de até 230 mm no litoral do RS gera alerta

Na sexta-feira, 11 de outubro, o sistema de baixa pressão se deslocará para o oceano, formando um ciclone extratropical.

Esse fenômeno trará ventos de até 80 km/h e chuvas que podem variar entre 20 e 50 mm em diferentes regiões, incluindo a Serra e o Litoral.

No sábado, 12 de outubro, o ciclone extratropical começará a se afastar do continente, com chuviscos persistindo na madrugada, mas o tempo deve se estabilizar pela manhã devido à atuação de um sistema de alta pressão.

A Defesa Civil emitiu orientações à população para redobrar os cuidados durante o período de chuvas intensas, recomendando desligar eletroeletrônicos, fechar portas e janelas, buscar locais seguros e evitar atravessar áreas alagadas.

Em caso de emergência, as pessoas devem acionar o 190 ou 193.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários