Projeto bilionário avança: porto do Litoral Norte recebe autorização definitiva
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Obras do porto começam em 2025: 7 mil empregos no Litoral Norte

A construção do Porto Meridional de Arroio do Sal está programada para começar em 2025 e deve durar 30 meses após o início.

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A estimativa foi confirmada durante um evento em Porto Alegre, nesta sexta-feira (18), com a presença de autoridades e empresários para formalizar a assinatura do contrato de adesão do empreendimento.

O projeto, que representa um investimento de R$ 1,3 bilhão, será conduzido pela Porto Meridional Participações S/A e deverá impulsionar a logística e economia da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Ibama em fase final de licenciamento ambiental para liberação da obra

O licenciamento ambiental junto ao Ibama está em andamento, com expectativa de aprovação em 2025.

Segundo Alex Sandro de Ávila, secretário nacional de Portos, o processo é complexo e precisa considerar todos os aspectos técnicos para garantir a emissão segura das licenças.

A obra foi autorizada na modalidade Terminal de Uso Privado (TUP), destacando o caráter privado e estratégico do porto.

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Autoridades celebram avanço do projeto em evento na Fiergs

O ato de assinatura ocorreu às 13h na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na zona norte de Porto Alegre.

Entre os presentes, estavam o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e o presidente da Fiergs, Claudio Bier.

A cerimônia aconteceu após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho.

— Essa obra transforma a logística no Rio Grande do Sul, ligando o Litoral Norte à Serra por meio da Rota do Sol, criando uma nova alternativa para o escoamento de produtos — afirmou Paulo Pimenta, ministro da Secom.

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Impacto regional: infraestrutura e geração de empregos

O projeto prevê uma capacidade anual de movimentação de 5 milhões de toneladas de carga sólida a granel, 800 mil toneladas de carga líquida, além de 1,8 mil toneladas de carga geral e 300 contêineres.

A expectativa é que o porto gere 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.

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Contudo, o vice-governador Gabriel Souza destacou a necessidade de preparar melhor a infraestrutura regional.

Ele alertou que o Litoral Norte ainda não possui capacidade adequada para receber caminhões pesados e outras demandas logísticas:

— O governo precisa planejar investimentos em rodovias e ferrovias para suportar o fluxo de veículos pesados e cargas do novo porto.

O presidente da Fiergs, Claudio Bier, reforçou a importância do porto para a competitividade regional:

— Santa Catarina já tem cinco portos em operação e outros cinco licenciados. Não podemos ficar para trás. Este porto é fundamental, especialmente para uma região que depende tanto do turismo no verão.

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