Centro de baixa pressão se desloca em direção ao RS trazendo chuva e temporais - Litoralmania ®
LitoralGeral

Centro de baixa pressão se desloca em direção ao RS trazendo chuva e temporais

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o risco de temporais no Sul do Brasil, com expectativa de chuva forte e intensa em pontos isolados a partir do fim do dia.

Viu Internet

O Rio Grande do Sul será o estado mais impactado, mas temporais isolados também poderão atingir Santa Catarina e Paraná, com possibilidades de danos.

O fenômeno meteorológico ocorre devido a um centro de baixa pressão que se desloca do Nordeste da Argentina e Paraguai em direção ao Sul do Brasil, onde será responsável pela intensificação das condições de tempo severo até a madrugada de quinta-feira.

A combinação de ar quente e úmido com esse sistema gera núcleos de instabilidade que, desde a tarde de quarta-feira, começam a afetar o Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões Oeste e Norte.

Psicólogo Regis Soster

Entre a madrugada e a manhã de quinta-feira, a instabilidade avançará intensamente pelo estado, causando chuva e raios em ampla parte do Rio Grande do Sul, configurando o período de maior risco meteorológico.

Conforme previsto pelo modelo de alta resolução WRF, essa instabilidade deve se intensificar, avançando para Santa Catarina e Paraná ao longo do dia.

A linha de instabilidade que acompanhará o centro de baixa pressão apresenta potencial significativo de provocar vendavais e queda de granizo.

Xis do Jô

Cidades de Santa Catarina e Paraná podem registrar ventos de até 100 km/h, com episódios pontuais de rajadas ainda mais intensas. Segundo a MetSul, a previsão indica que esses eventos de vento forte serão isolados e localizados, mas com potencial para causar danos em áreas específicas.

Ainda que modelos de previsão apontem variações quanto às áreas mais propensas a vendavais, há alta probabilidade de chuva intensa localizada.

A MetSul enfatiza que o volume de chuva será elevado em curtos períodos, especialmente associado aos temporais.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários