Serviço Geológico realiza mapeamento de áreas de risco no RS - Litoralmania ®
O município de Polêsine (RS) recebeu a ação emergenical na última semana (Foto: SGB/Divulgação)
Rio Grande do SulGeral

Serviço Geológico realiza mapeamento de áreas de risco no RS

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) está avançando na ação emergencial de mapeamento das áreas de risco em municípios do Rio Grande do Sul severamente afetados pelas intensas chuvas de maio de 2024.

Frigorifico Borrussia

Nesta semana, especialistas em prevenção de desastres estão em campo nos municípios de Candelária, Cachoeira do Sul e Ivorá.

Além disso, as cidades de Restinga Seca e Dona Francisca também serão atendidas nesta fase da campanha.

Com previsão de mapeamento em 93 municípios gaúchos até 2025, esta iniciativa visa oferecer subsídios técnicos para auxiliar na prevenção de desastres e na proteção da população em futuros eventos climáticos extremos.

As cidades incluídas nessa ação são as que mais sofreram com as enchentes e se encontram em situação de calamidade pública.

“O mapeamento permitirá que os gestores municipais tomem decisões embasadas para planejamento territorial, possíveis intervenções estruturais, como obras de contenção, e até mesmo para inibir a ocupação em áreas de risco”, destaca Diogo Rodrigues, chefe do Departamento de Gestão Territorial do SGB.

Feira dos Retalhos

Identificação de Áreas de Risco

Durante esta etapa, os pesquisadores do SGB, com apoio das defesas civis e da população local, percorrem os territórios dos municípios para identificar e caracterizar as áreas com alto ou muito alto risco de deslizamentos e inundações.

Este levantamento visa mapear as regiões onde há moradias ou estabelecimentos vulneráveis a desastres, indicando locais que necessitam de intervenções para garantir a segurança dos habitantes.

Massagem

Esse trabalho é pautado pela Lei 12.608/2012, que atribui ao governo federal o dever de oferecer suporte técnico aos municípios e estados que não possuem capacidade técnica para realizar essa atividade essencial à prevenção e resposta a desastres naturais.

A meta do SGB é fornecer dados detalhados para que as administrações municipais possam planejar medidas preventivas e mitigar riscos em cenários de eventos climáticos intensos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários