Holanda apresenta medidas para mitigar enchentes no RS: veja elas
O relatório da Holanda com propostas para prevenção de enchentes no Rio Grande do Sul já foi entregue às autoridades estaduais.
A entrega oficial ocorreu na sexta-feira (8) e marca um passo importante na gestão hídrica do estado.
O documento foi desenvolvido após uma conferência realizada em agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, com a participação de técnicos e pesquisadores brasileiros e holandeses.
Caspar van Rijnbach, chefe do Netherlands Business Support Office (NBSO) em Porto Alegre, fez a entrega do relatório, que aborda estratégias de proteção hídrica, principalmente para a Região Metropolitana.
As ações foram organizadas em três pilares principais: uma visão de longo prazo para a gestão das enchentes, articulação entre governo e sociedade e fortalecimento da cultura de prevenção.
Entre as recomendações, destacam-se:
– Sistemas avançados de monitoramento e alerta hídrico para prevenir desastres.
– Melhorias na infraestrutura de drenagem e capacitação de técnicos e gestores.
– Criação de uma instituição estadual dedicada à gestão de desastres com base no modelo holandês.
– Desenvolvimento de um Plano Diretor Integrado de Gestão de Inundações, combinando soluções estruturais e ambientais.
– Implementação de centros de monitoramento estaduais e metropolitanos para aprimorar a coordenação entre os níveis de governo.
A secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, afirmou que algumas medidas já estão sendo implementadas.
“Estamos adotando práticas que garantem maior segurança para a população em períodos de risco”, declarou.
Com um histórico de enchentes que afetam milhares de pessoas, o Rio Grande do Sul busca, na expertise holandesa, soluções para proteger comunidades vulneráveis e minimizar impactos econômicos e sociais.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp