Colunistas

Pousando na ditadura absolutista – Sergio Agra

Assisti no streaming Netflix, por indicação de minha amiga Iomara Fortunatto, ao seriado ‘Pousando no Amor’, produção sul-coreana dirigida por Jung-hyo Lee com roteiro de Park Ji-eun.

A série narra o drama de Yoon Se-ri, uma herdeira e grande empresária sul-coreana que certo dia, enquanto faz um passeio de parapente em Seul, é atingida por uma forte tempestade e acaba sendo derrubada.

Quando acorda, ela se vê sozinha em uma floresta, pendurada em uma árvore. Se-ri não sabe, mas aquela região faz parte da Coreia do Norte, um local obviamente proibido para ela.

Resgatada por Ri Jeong-hyuk, um oficial do exército norte coreano com um elevado senso de honra e com quem de cara não simpatiza, ela acaba ficando escondida na casa dele. O soldado não mede esforços para ajudá-la a voltar para a Coreia do Sul e não vê a hora de se livrar de uma vez por todas dessa moça arrogante que bagunçou toda sua vida.

A locação das filmagens, por óbvio, jamais poderia ser em território norte-coreano. Ela aconteceu na verdade no Lago Lungerersee, localizado no cantão de Obwalden, na Suíça. A evidência desta restrição outra não poderia ser em razão do regime dominante na Coreia do Norte: comunista, ditatorial e totalitário.

Há três gerações e quase 70 anos de poder, a dinastia Kim comanda com punho de ferro a Coreia do Norte. Vistos como os ditadores cruéis que são pelo resto do mundo, os membros da família forjam uma imagem divina no isolado país. A dinastia iniciou-se com Kim Il-Sung, que antecedeu a Kim Il-Sung, seu filho, e agora é exercida pelo neto, Kim Jong-un que mantém sua face autoritária e a centralização do poder, a ideologia oficial juche, de completa autossuficiência nacional, e um regime comunista totalitário. Ditadores, suas esposas e filhos têm poder irrestrito no país mais fechado do mundo – os que saem da linha, porém, sofrem as consequências.

Jung-hyo Lee e Park Ji-eun traçam, a meu ver de forma humilhante, desmoralizante, as diferenças culturais, políticas e socioeconômicas entre as duas Coreias. Enquanto o Sul goza do mais elevado desenvolvimento tecnológico, com as indústrias de aparelhos SmartPhones e automobilísticas mais competitivas do planeta, o Norte sequer dispõe, vez que é proibida, de Internet. Desconhecem o mais básico dos aparelhos eletrodomésticos como máquina de café e geladeira. Nos vilarejos mais pobres, no inverno, a água para o banho tem de ser aquecida em bacias.

Aos néscios das ciências geopolíticas, que sequer distinguem as diferenças e a distância interplanetária entre as ideologias comunista e capitalista, será preciso que eu desenhe para que vocês entendam? Então, vamos lá!Parte superior do formulário

Comunismo é uma ideologia política e socioeconômica baseada na abolição da propriedade privada e das classes sociais; o capitalismo refere-se a um sistema socioeconômico fundamentado no direito à propriedade privada dos meios de produção e no livre comércio de bens e produtos.

Recomendo que assistam à série ‘Pousando no Amor’. Se persistirem na ideia de que o Brasil, superada toda eventual tentativa de golpe ao Regime Democrático de Direito, teria no atual momento em que vivemos o perfil de subjugar seus cidadãos sob a vara de uma ditadura que, dentre outras tantas crueldades, invade o recôndito dos lares com tropas de militares fortemente armados para a tal de “Inspeção Aleatória”? Além de tudo comunista?

Me poupem!

Comentários

Comentários