Frente fria e ciclone extratropical trarão instabilidade ao RS - Litoralmania ®
Foto arquivo do Ciclone bomba ocorrido em 01/7/2020
Rio Grande do SulGeralLitoral

Frente fria e ciclone extratropical trarão instabilidade ao RS

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul promete trazer instabilidades e variações climáticas significativas ao longo dos próximos dias.

Hoffmeister Assistência Funeral

De acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 48/2024, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), todas as regiões do estado devem enfrentar chuvas irregulares e mudanças bruscas de temperatura até o início da próxima semana.

Sexta-feira (29/11): O dia será marcado pelo aumento da nebulosidade, especialmente nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste, onde há previsão de chuvas fracas a moderadas.

A influência de um anticiclone migratório manterá os ventos intensos do norte e promoverá uma leve elevação nas temperaturas ao longo do dia.

Feira dos Retalhos

Sábado (30/11): Com a deslocação do anticiclone em direção ao oceano, a metade sul do estado terá um breve período de estabilidade.

No entanto, a instabilidade deve persistir nas regiões Noroeste, Missões, Norte e Campos de Cima da Serra, com precipitação leve a moderada e temperaturas amenas.

Domingo (01/12): A chegada de um cavado atmosférico vindo da Argentina trará um aumento das instabilidades.

O transporte de ar quente e úmido da Amazônia contribuirá para a formação de nevoeiros e chuvas fracas na maior parte do estado, com precipitações mais intensas nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

O dia será marcado por ventos de noroeste/norte e temperaturas elevadas.

Xis do Jô

Segunda-feira (02/12): A frente fria, associada ao ciclone extratropical, se intensificará, provocando chuvas moderadas a fortes em várias regiões, incluindo Metropolitana, Vales, Serra, Campos de Cima da Serra e Planalto.

O avanço dessa frente resultará em um declínio significativo das temperaturas a partir da manhã.

Terça-feira (03/12): Com a passagem da frente fria, o tempo começará a se estabilizar.

Ainda poderá haver chuvas fracas e nevoeiros nas regiões Sul e Campanha durante a madrugada.

Ao longo do dia, o sol aparecerá entre nuvens, com temperaturas em queda acentuada.

Quarta-feira (04/12): O anticiclone dominará o clima, trazendo estabilidade e retorno do sol em todas as regiões do estado, com temperaturas amenas e céu com poucas nuvens.

Os prognósticos indicam volumes de chuva superiores a 100 mm no extremo norte e noroeste do RS, enquanto na faixa central os acumulados variam entre 50 mm e 100 mm.

No sul, as precipitações serão mais leves, com volumes entre 2 mm e 30 mm nas proximidades da Lagoa dos Patos e do Litoral Sul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários