Rio Grande do SulGeralLitoral

Previsão do tempo no RS: veja o que esperar

A previsão do tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias indica condições variáveis, com possibilidade de chuvas isoladas e oscilações nas temperaturas.

Segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 5/2025, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), diferentes fenômenos meteorológicos influenciarão no clima do estado ao longo da semana.

Sexta-feira (31/1): formação de cavado traz instabilidade

Na sexta-feira, um cavado, caracterizado por uma extensa área de baixa pressão, se intensificará entre o Paraguai e a divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Esse sistema meteorológico favorecerá condições instáveis, principalmente no Norte e Campos de Cima da Serra, onde há previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada.

No restante do estado, o tempo permanecerá estável, com temperaturas amenas e aumento da nebulosidade ao longo do dia.

Sábado (1º/2) e domingo (2/2): elevação da temperatura e tempo mais seco

No final de semana, a configuração atmosférica seguirá favorecendo precipitações fracas a moderadas na Região dos Campos de Cima da Serra.

Entretanto, um gradual aquecimento será percebido a partir da tarde de sábado, reduzindo a nebulosidade e proporcionando um clima mais seco ao longo do domingo.

Segunda (3/2) e terça-feira (4/2): umidade oceânica influencia o clima

Nos primeiros dias da próxima semana, a influência de um anticiclone posicionado sobre o oceano resultará no transporte de umidade para o estado.

Isso manterá a possibilidade de chuvas fracas a moderadas no Norte e Campos de Cima da Serra. Paralelamente, uma área de baixa pressão entre o interior da Argentina e o Rio da Prata intensificará um cavado pré-frontal, canalizando umidade da Amazônia para a região.

Ainda assim, o tempo permanecerá estável na maior parte do RS, com tendência de temperaturas em elevação.

Quarta-feira (5/2): chegada de uma frente fria aumenta as chuvas

A formação de uma frente fria no Uruguai resultará em chuvas de intensidade fraca a moderada sobre o Sul, Campanha e Campos de Cima da Serra.

Em outras regiões, as precipitações serão leves e espaçadas.

Prognóstico semanal: volume de chuvas varia entre regiões

A previsão para a semana indica chuvas moderadas no Norte, Campos de Cima da Serra e Serra Gaúcha, com volumes entre 10 e 50 mm.

Na faixa litorânea entre Mostardas e a Região Metropolitana, os acumulados podem atingir 100 mm. Para a Região Sul, os volumes devem variar entre 10 e 20 mm.

As áreas Central, Metropolitana, dos Vales, Noroeste, Planalto e parte da Fronteira Oeste registrarão entre 1 e 5 mm. Em algumas localidades da Fronteira Oeste e Missões, não há previsão de chuva.

O boletim também inclui análises sobre o impacto das condições meteorológicas em diversas culturas e criações no estado. Para informações detalhadas, acesse www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Comentários

Comentários