Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Rio Grande do SulGeral

Frente fria a caminho do RS causa estragos na Argentina e Uruguai

A frente fria que avança para o Rio Grande do Sul, trazendo chuva e temporais, já provocou estragos significativos na Argentina e no Uruguai.

Com rajadas de vento de até 100 km/h, a tempestade causou alagamentos, queda de árvores, destelhamentos e deixou milhares sem energia nas primeiras horas desta terça-feira (11).

Caos em Buenos Aires com chegada da frente fria

A capital argentina foi fortemente atingida pelo temporal no final da madrugada, após uma segunda-feira de calor extremo, que registrou a temperatura mais alta para fevereiro desde 1994.

Os ventos atingiram força de vendaval e provocaram transtornos em vários bairros da cidade e na região metropolitana.

Chuvas intensas alagaram ruas, enquanto rajadas de 100 km/h derrubaram árvores e danificaram estruturas.

A tempestade comprometeu o fornecimento de energia, deixando cerca de 300 mil consumidores sem luz, sendo 228.542 clientes da Edenor e 102.383 da Edesur.

Além disso, uma antena caiu na região de Vélez Sársfield, ampliando os estragos na cidade.

Temperatura despenca após a tempestade

O calor intenso foi substituído por uma brusca queda de temperatura.

Em apenas uma hora, os termômetros despencaram de 24,2ºC para 16,7ºC.

A diferença desde o pico de calor na segunda-feira à tarde é ainda mais expressiva: de 38,5ºC para 16,7ºC.

Transportes afetados por queda de árvores

A tempestade também impactou o transporte ferroviário, com atrasos e cancelamentos em diversas linhas.

Os ramais Sarmiento, Mitre, Mitre ramal Tigre e Roca registraram problemas devido a queda de árvores e postes sobre os trilhos, dificultando o deslocamento na capital e arredores, segundo a MetSul.

Uruguai também é atingido por vendaval

Os temporais cruzaram o Rio da Prata e atingiram o Uruguai na madrugada e manhã desta terça-feira.

No departamento de Colonia, fortes ventos derrubaram árvores e causaram estragos.

A situação ainda deve se agravar, pois novos temporais são esperados para a tarde e noite, à medida que a frente fria avança pelo território uruguaio e encontra o ar extremamente quente sobre o Rio Grande do Sul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários