Governo do RS divulga data de retorno das aulas
As aulas na Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul terão início nesta quinta-feira (13), após decisão judicial favorável ao governo do Estado.
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) conseguiu reverter no Tribunal de Justiça do RS (TJRS) a liminar que havia suspendido o início do ano letivo para cerca de 700 mil estudantes em 2.320 escolas.
O governo argumentou que medidas já foram implementadas para garantir um retorno seguro, levando em consideração as altas temperaturas registradas no Estado.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reforçou que os coordenadores regionais foram orientados sobre protocolos de segurança e prevenção contra o calor intenso.
Ajustes para enfrentar a onda de calor
Diante da intensa onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul, a Seduc acompanha as previsões meteorológicas e os alertas da Defesa Civil, monitorando as condições das escolas por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
A segurança dos alunos e profissionais da educação segue como prioridade, e problemas pontuais de infraestrutura estão sendo avaliados individualmente.
Na última sexta-feira (7), a Seduc encaminhou às CREs diretrizes para adoção de medidas preventivas, incluindo a avaliação da distribuição de energia elétrica e água potável nas unidades de ensino.
Além disso, orientações foram passadas para ampliar a hidratação dos estudantes, oferecer uma merenda mais leve e suspender as aulas de educação física durante os dias de calor extremo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp