Comando de Atlântida Sul, Rodeio de Osório, efluentes no Rio Tramandaí… Por Helio Bogado
– Continua a disputa para definir quem será o sub prefeito do Distrito de Atlântida Sul. Enquanto isso parte da comunidade já pede para que o funcionário público Miguel, continue no comando, pois o mesmo tem se dedicado e atendido a todos.
– Existe a possibilidade do Rodeio de Osório não ser realizado, devido ao momento econômico que a cidade vem atravessando. No entanto o carnaval está garantido, com destino de verba menores aos blocos.
– Bloco Recanto dos Amigos, começa a ser organizar, com venda de camisetas e engajamento da comunidade. O bloco estreia este ano, mas em sua coordenação, tem os experientes China e Alex, com vários anos no Bloco dos Intrusos. Aliás, da minha parte vejo com muita felicidade a volta do China ao Carnaval do nosso distrito.
– A luta continua para impedir que os efluentes das cidades de Capão da Canoa e Xangri-Lá sejam descartados nos distrito de Atlântida Sul, na Bacia do Rio Tramandaí. A comunidade do litoral aguarda decisão judicial que analisa liminar para suspender as obras.
– Ainda nesta esteira, a comunidade deu um show ao lotar o salão do Beira Mar em Tramandaí, na Audiência Pública. O lado positivo foi a presença do ministério público no debate, e o lado negativo foi a ausência da FEPAM e CORSAN.
Era um momento em que a empresa poderia fazer o contraditório e dialogar com a sociedade gaúcha, no entanto, preferiu se omitir e continuar com a narrativa que o descarte dos efluentes não vão causar impacto ambiental na nossa querida Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí .
– Ainda sobre a CORSAN, a prefeitura municipal de Osório, através de processo administrativo, confirmou que a empresa particular, continua ocupando praça pública, sem autorização legal, e sem nenhuma contra partida.
– O problema do descarte de lixo no litoral e em especial no Distrito de Atlântida Sul precisa ser resolvido e equalizado, precisamos jogar limpo com o litoral, hoje já existe tecnologias e encaminhamentos que podem mitigar o impacto ambiental. Temos vários projetos implantados no estado como o Pila Verde, e o IPTU Verde, que podem servir como exemplos.
– Um absurdo o Hospital de Osório, não ter cardiologista, esta semana uma senhora que precisava de uma cirurgia urgente, precisou buscar consulta do profissional fora do hospital. Esta é uma demanda urgente para ser solucionada.