Defesa Civil emite alerta para temporais e ventos fortes no RS
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de temporais acompanhados de ventos fortes e queda de granizo entre os dias 27 e 28 de março.
As condições meteorológicas indicam chuvas intensas em diversas regiões do estado, com acumulados que podem variar significativamente.
Previsão detalhada por região
Na quinta-feira, 27 de março, uma área de baixa pressão, aliada ao transporte de calor e umidade provenientes do Norte do país, favorece a ocorrência de temporais sobre o território gaúcho.
Espera-se chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem alcançar entre 50 km/h e 80 km/h, com picos de até 100 km/h.
Os volumes de chuva podem variar entre 30 mm e 75 mm no dia, chegando a 100 mm nas regiões Oeste, Missões e Noroeste do estado.
Na sexta-feira, 28 de março, a formação de uma área de baixa pressão associada ao avanço de uma frente fria oceânica propicia a continuidade dos temporais.
As chuvas podem ser moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas e possível queda de granizo.
Os volumes previstos variam entre 20 mm e 50 mm, com picos de até 75 mm nas áreas do Norte, Missões e Oeste do estado.
As rajadas de vento podem oscilar entre 50 km/h e 80 km/h, chegando pontualmente a 100 km/h na porção Norte do Rio Grande do Sul.
Recomendações da Defesa Civil
Diante das condições adversas previstas, a Defesa Civil orienta a população a adotar as seguintes medidas de precaução:
Proteção Residencial: Mantenha portas e janelas bem fechadas para evitar a entrada de ventos fortes e água.
Segurança Elétrica: Desligue aparelhos elétricos e retire-os da tomada durante os temporais para prevenir danos por descargas elétricas.Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Abastecimento: Feche os registros de água e gás para evitar possíveis vazamentos.
Abrigo Seguro: Evite se abrigar sob árvores, estruturas metálicas e não estacione veículos próximos a torres, placas de sinalização ou árvores, devido ao risco de queda.
Alagamentos: Não atravesse áreas alagadas a pé ou com veículos. A força da água pode ser maior do que aparenta, oferecendo riscos à segurança.
Animais Domésticos: Mantenha seus animais de estimação em locais seguros e protegidos das intempéries.
Em caso de emergências, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Defesa Civil
A atenção às orientações da Defesa Civil é fundamental para garantir a segurança de todos diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias no Rio Grande do Sul.
Mantenha-se informado e adote as medidas preventivas recomendadas.
