Frente fria no RS e ciclone: o que esperar

A frente fria no RS, associada a um ciclone extratropical, já começa a impactar o clima neste domingo (27), segundo a MetSul Meteorologia. Embora o risco mais elevado de temporais…
frente fria no RS, ciclone

A frente fria no RS, associada a um ciclone extratropical, já começa a impactar o clima neste domingo (27), segundo a MetSul Meteorologia.

Embora o risco mais elevado de temporais esteja concentrado no Paraná, as mudanças já são visíveis em solo gaúcho: nuvens carregadas avançam pelo Estado, tornando o dia nublado e instável em algumas regiões.

Conforme os meteorologistas, a chuva será irregular e, em grande parte das áreas atingidas, os volumes previstos são baixos.

A possibilidade de pancadas fortes não está descartada, mas elas devem ocorrer de maneira bastante isolada.

No Sul e no Oeste do Rio Grande do Sul, a chegada de ar mais seco deve melhorar o tempo ao longo do dia, com períodos de sol entre nuvens. Mesmo nas localidades onde houver precipitação, aberturas de sol também são esperadas.

As temperaturas já começam a ser afetadas pelos fenômenos climáticos. De acordo com a previsão, as máximas ficarão abaixo dos 25 °C na maior parte do território gaúcho. Contudo, áreas mais a Oeste ainda podem experimentar sensação de abafamento neste domingo.

Frente fria no RS

A partir de segunda-feira (28), a tendência é de queda acentuada nas temperaturas. Uma forte massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica avança pelo RS, proporcionando madrugadas geladas e tardes amenas durante boa parte da semana.

Embora possa chover em pontos isolados da Região Sul, especialmente em Santa Catarina e no Paraná nas primeiras horas da segunda, o predomínio será de tempo firme na sequência do dia.

A frente fria se deslocará então para o Centro-Oeste e o Sudeste do país. Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás, São Paulo, Oeste e Sul de Minas Gerais, e o Rio de Janeiro sentirão os efeitos do sistema frontal na segunda-feira, com maior instabilidade prevista para a tarde e a noite em Minas e no Rio.

Na terça-feira (30), último dia de abril, o deslocamento do sistema pelo oceano trará mais nuvens e chuvas para o Rio de Janeiro, o Leste de Minas Gerais e o Espírito Santo. O Sul da Bahia também começará a sentir os efeitos do avanço da frente fria.

O mês de maio já inicia com alerta de tempo severo: a influência da frente fria no oceano deverá provocar acumulados elevados de chuva no litoral da Bahia, aumentando o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. A capital Salvador está entre as cidades que podem sofrer com volumes excessivos de precipitação.

A evolução do quadro climático aponta que, enquanto o Sul do Brasil terá a atuação dominante de ar seco e frio entre segunda e terça, o Centro-Oeste e o Sudeste enfrentarão episódios de instabilidade.

Na segunda metade da semana, as atenções se voltam ao Nordeste, com previsão de chuvas intensas principalmente no Leste da Bahia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas