Pânico em Ivoti: 30 pessoas feridas e cavalo mortos

Pânico em Ivoti: Um ataque de abelhas deixou mais de 30 pessoas feridas e causou a morte de dois cavalos no município de Ivoti, localizado a cerca de 50 quilômetros…
Pânico em Ivoti:
Foto: Freepik

Pânico em Ivoti: Um ataque de abelhas deixou mais de 30 pessoas feridas e causou a morte de dois cavalos no município de Ivoti, localizado a cerca de 50 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O incidente aconteceu durante a 12ª edição da Cavalgada da Amizade, um tradicional evento da região, realizado no Núcleo de Casas Enxaimel, reunindo aproximadamente 250 participantes, incluindo cerca de 150 cavaleiros.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 13h20min, quando o ataque se iniciou de forma repentina.

Os bombeiros agiram rapidamente, utilizando jatos de água para dispersar o enxame agressivo e isolaram toda a área, enquanto as pessoas eram orientadas a buscar atendimento médico em unidades de saúde de Ivoti e também em municípios vizinhos como Estância Velha e Dois Irmãos.

Relatos dramáticos do ataque de abelhas

Ernesto Bortulli, de 79 anos, um dos participantes da cavalgada, relatou momentos de pânico.

Segundo ele, o ataque foi tão intenso que recebeu mais de 100 picadas na cabeça, além de ferimentos no pescoço, orelhas e nariz.

“Começou a faltar o ar e senti uma dor horrível. Fui medicado rapidamente, graças a Deus estou em casa agora, mas foi um susto terrível”, relatou Bortulli. Ele contou ainda que mandou o neto afastar seus cavalos antes de ser surpreendido pelo enxame.

“Enquanto meu neto levava os animais, vi um cavalo atravessar a rua e cair morto em meio à vegetação. Estava a uns 10 metros e, mesmo assim, fui atacado.

Gritei por socorro e, felizmente, logo chegaram pessoas com baldes de água e fumaça, além da ambulância que me levou ao hospital.

Pânico em Ivoti: como aconteceu?

O desencadeamento do ataque foi explicado pela empresária Bruna Klein, de 33 anos, também participante da cavalgada.

Segundo ela, após encerrar as atividades e deixar seu cavalo em uma propriedade próxima, retornava de carro para o almoço de encerramento no Piquete dos Guris, quando presenciou a confusão.

De acordo com Bruna, cerca de 150 a 160 pessoas ainda estavam no local, acomodando os cavalos nas margens do Rio Cadeia.

Em uma tentativa de improvisar a amarração dos animais, uma cerca foi puxada próxima a um coqueiro onde havia uma colmeia. O movimento desestabilizou a estrutura e provocou o ataque do enxame.

— Estávamos entre 150 e 160 pessoas. O pessoal foi se espalhando, porque como era muito cavalo, a gente precisava colocar eles onde desse. Foram amarrando os cavalos costeando o Rio Cadeia.

A uns 50 metros do piquete, à direita, tem um capão com uns coqueiros. O pessoal puxou uma cerca de arame e atou ali.

E como mexeu na grade, balançou, acabou que agitou as abelhas, que estavam dentro do coqueiro. E aí elas se espalharam — conta Bruna.

Pronunciamento da prefeitura de Ivoti

A prefeitura de Ivoti emitiu nota prestando apoio aos participantes do evento. Confira:

“A Prefeitura de Ivoti informa que, na tarde deste domingo (27), durante a realização de um evento particular de cavalgada, que contou com apoio do município, nas proximidades do Núcleo de Casas Enxaimel, ocorreu um incidente envolvendo um enxame de abelhas, que atacou cavalos e participantes.

Algumas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital São José de Ivoti e para hospitais da região. Infelizmente, também tivemos a confirmação do óbito de dois cavalos. Desde o primeiro momento, a Prefeitura tem prestado apoio aos envolvidos e segue acompanhando o caso de perto, à disposição para colaborar com todas as ações necessárias. Nos solidarizamos com os participantes neste momento difícil.”

O evento, que deveria celebrar a amizade e o tradicionalismo gaúcho, acabou marcado por momentos de tensão e tristeza. As autoridades seguem monitorando os participantes e avaliando possíveis medidas preventivas para evitar novos incidentes.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas