Doação de sangue no Rio Grande do Sul é urgente: a Secretaria Estadual da Saúde faz um apelo solidário para que a população compareça aos pontos de coleta e ajude a garantir estoques seguros de todos os tipos sanguíneos.
O principal ponto de doação é o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, mas há diversos locais espalhados pelo estado para facilitar o acesso da população.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (exceto feriados), o Hemorgs, localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3722, no bairro Partenon, atende doadores que queiram contribuir com esse gesto de solidariedade.
Para facilitar a mobilização, grupos com agendamento prévio ainda podem contar com transporte gratuito até o local.
Além do Hemorgs, os cidadãos também podem fazer a doação de sangue no Rio Grande do Sul nas Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), situadas nos seguintes hospitais:
Hospital de Viamão, em Viamão
Hospital de Tramandaí, em Tramandaí
Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã
Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, na capital
Para ampliar o acesso, a rede estadual de apoio à doação também conta com pontos específicos que atendem em dias determinados:
Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul – todas as quintas-feiras
UBS Integração, em Parobé – todas as terças-feiras e um sábado por mês
Hospital São Camilo, em Esteio – todas as quartas-feiras
Hospital São Pedro Canísio, em Bom Princípio – todas as sextas-feiras ou sábados
O objetivo é manter os estoques em níveis seguros para garantir o atendimento hospitalar em todo o estado, especialmente diante da crescente demanda e da importância de estar preparado para situações de emergência.
Doação de sangue
Doar sangue é um ato de cidadania, salva vidas e pode ser feito por qualquer pessoa entre 16 e 69 anos de idade, com peso mínimo de 50 kg e em boas condições de saúde.
Basta apresentar documento oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Seja individualmente ou em grupo, a doação de sangue no Rio Grande do Sul é essencial para garantir assistência à população em hospitais públicos e privados.
É um gesto de solidariedade que pode transformar vidas.