Prefeitura faz coleta de embalagens de agrotóxicos em Torres
A Prefeitura de Torres realizará a coleta de embalagens de agrotóxicos de 28 de maio a 3 de junho. “A embalagem plástica já é prejudicial ao meio ambiente e a de agrotóxico polui muito mais”, destaca o secretário do Interior e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Jair Paulo Machado Cardoso, salientando a importância dos produtores rurais de darem destino correto a esse produto.
Por lei, o usuário deve retornar a embalagem ao estabelecimento comercial fornecedor, mas diante da dificuldade de muitos em voltar ao local da aquisição, acumulando as embalagens em casa, a Prefeitura realiza uma vez por ano, na Semana do Meio Ambiente, a coleta desse material.
Durante o período da coleta, a Secretaria Municipal da Agropecuária e da Pesca também aproveita para despertar a consciência da necessidade da adoção das boas práticas da destinação das embalagens. Entre elas estão a tríplice lavagem; a estocagem em local adequado, coberto e longe do acesso de crianças e animais; e a correta destinação final, ou seja, retornar ao estabelecimento fornecedor ou entregar ao veículo de coleta da Prefeitura.
No primeiro ano de implantação do serviço, a Prefeitura recolheu 500 embalagens, no segundo ano já foram 2.200 e este ano a meta é coletar cerca de 3 mil embalagens.
O veículo de coleta ficará estacionado próximo ao salão comunitário nos turnos e horários determinados para cada localidade. Não serão recebidas embalagens com resto de agrotóxico e embalagens de produtos veterinários. A coleta tem o apoio do escritório da Emater/RS em Torres.
Confira a programação:
28/ 5
Das 9h às 11h – Águas Claras
Das 14h às 16h – São Braz
29/5
Das 9h às 11h – Jacaré
Das 14h às 16h – Campo Bonito
01/6
Das 9h às 11h – Barro Cortado
Das 14h às 16h – Vila São João e Praguinha
02/6
Das 9h às 11h – Areia Grande
Das 14h às 16h – Vila João XXIII
03/6
Das 9h às 11h – Vila Lothammer
Das 14h às 16h – Pirataba
A partir das 16h – Cooperverde (Rio Verde)