Reembolso do INSS: processo começa hoje e só será feito pelo app.
O INSS começou nesta terça-feira (13) a notificar aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos associativos indevidos em seus benefícios.
A comunicação oficial está sendo feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, onde os segurados poderão verificar os valores descontados, identificar as entidades envolvidas e informar se os descontos foram autorizados ou não.
Já a partir de quarta-feira (14), os beneficiários terão a opção de solicitar o ressarcimento dos valores indevidamente descontados.
A medida visa proteger milhões de aposentados e pensionistas que possam ter sido prejudicados por fraudes ou cobranças não autorizadas em seus contracheques.
Segundo o INSS, 27 milhões de segurados que nunca sofreram esse tipo de desconto já foram notificados na última quinta-feira (8).
Para esses, não há risco de prejuízos relacionados a esse tipo de fraude.
Reembolso do INSS
É essencial destacar que nenhum contato será feito por telefone ou SMS.
O único canal oficial de comunicação é o aplicativo Meu INSS, disponível para download gratuito.
O alerta é reforçado para que os beneficiários fiquem atentos e não caiam em golpes que se aproveitam da situação para roubar dados pessoais ou bancários.
Em caso de dúvida ou para confirmar qualquer informação, o segurado pode entrar em contato com a central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A recomendação é acessar o aplicativo o quanto antes, garantindo que as notificações cheguem de forma imediata no celular.
A ação do INSS faz parte de uma iniciativa para aumentar a transparência nas relações entre entidades associativas e segurados, além de reforçar os mecanismos de proteção contra fraudes.
Após a análise e confirmação dos descontos indevidos, os valores serão ressarcidos diretamente na conta do beneficiário.
A orientação oficial é clara: não aceite ligações, mensagens no WhatsApp ou SMS que aleguem tratar do reembolso.
O único caminho válido é o aplicativo Meu INSS.
Com atenção e uso dos canais corretos, os aposentados podem se proteger de golpes e ainda recuperar valores que foram descontados sem autorização.