Ciranda Cultural das Prendas inicia em Osório com presença de ex-BBB

A 54ª Ciranda Cultural das Prendas, um dos maiores eventos do tradicionalismo gaúcho, teve início nesta quinta-feira (15/05) em Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com destaque…
Ciranda Cultural das Prendas
Foto: Divulgação PMO

A 54ª Ciranda Cultural das Prendas, um dos maiores eventos do tradicionalismo gaúcho, teve início nesta quinta-feira (15/05) em Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com destaque para a participação especial do ex-BBB e vice-campeão do reality show, Matteus Amaral, natural de Alegrete.

O jovem, que vem se consolidando como figura pública de referência para a juventude gaúcha, prestigiou a abertura do concurso que elegerá a nova 1ª Prenda do Estado, celebrando com emoção a força da cultura regional.

O evento começou nas primeiras horas do dia no CTG Estância da Serra, com a recepção oficial às prendas vindas das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado.

No total, cerca de 80 candidatas participam de intensas provas culturais, orais e artísticas durante três dias consecutivos, com atividades espalhadas entre o CTG e a Unicnec, no centro de Osório.

A final está marcada para sábado à noite (17/05), durante um jantar-baile no Centro Municipal de Eventos de Tramandaí, cidade vizinha.

Durante entrevista à imprensa local, Matteus Amaral enalteceu a importância da Ciranda para a valorização das raízes culturais gaúchas, e destacou como o evento reforça o papel das mulheres no tradicionalismo.

A presença do ex-BBB movimentou o público e atraiu ainda mais visibilidade para a Ciranda, consolidando o evento como um símbolo de resistência e orgulho do Rio Grande do Sul.

Ciranda Cultural das Prendas

A programação segue até sábado e inclui momentos de integração, provas escritas, orais e artísticas, além de apresentações culturais abertas ao público.

Um dos destaques desta quinta-feira (15/05) acontece às 19h no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, com uma roda de conversa sobre o Folclore Litorâneo, abordando manifestações como o Terno de Reis, Folia do Divino, Maçambiques e Quicumbis, acompanhada de apresentações de grupos folclóricos.

O concurso tem apoio da Prefeitura de Osório, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, e reúne autoridades locais, familiares e admiradores do tradicionalismo em uma atmosfera de celebração da identidade gaúcha.

54ª Ciranda Cultural das Prendas: confira a programação completa

  • 9h30 – Recepção e credenciamento (CTG Estância da Serra)

  • 11h – Integração das prendas com a Madrinha Priscila Tissot (CTG Estância da Serra)

  • 12h – Almoço (CTG Estância da Serra)

  • 13h – Bênção religiosa (CTG Estância da Serra)

  • 14h – Prova escrita (Unicnec – 5º andar)

  • 17h30 – Confraternização e coquetel das prendas participantes (CTG Estância da Serra)

  • 18h às 20h – Montagem da mostra folclórica (Unicnec – 1º andar)

  • 19h – Folclore Litorâneo- roda de conversa sobre o Terno de Reis, Folia do Divino, Maçambiques e Quicumbis, com apresentação de grupos (Largo dos Estudantes Sônia Chemale)

Sexta-feira – 16/05

  • 7h às 9h – Continuação da montagem da mostra folclórica (Unicnec – 1º andar)

  • 9h15 – Avaliação da mostra folclórica (Ginásio de Esportes da Unicnec)

  • Abertura e cerimônia de despedida das Prendas 2024/2025 (Unicnec – 5º andar)

Sábado – 17/05

  • 7h – Provas orais e artísticas

    • Prenda Mirim: Auditório Felipe Tiago Gomes (Unicnec – 2º andar)

    • Prenda Juvenil: Ginásio de Esportes (Unicnec – 1º andar)

    • Prenda Adulta: Auditório Romildo Bolzan (Unicnec – 5º andar)

  • 22h – Fandango oficial de divulgação das vencedoras (Centro de Eventos de Tramandaí), com show do Grupo Alma Gaudéria

A 54ª Ciranda Cultural das Prendas não é apenas um concurso, mas um verdadeiro tributo à preservação dos costumes do Rio Grande do Sul, onde a juventude demonstra profundo conhecimento sobre a história, arte, literatura e folclore gaúcho.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

A edição deste ano reforça, ainda mais, a importância de manter vivas as tradições e integrar novas gerações ao movimento tradicionalista.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas