Baixa pressão no RS: A Defesa Civil emitiu um alerta para a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica que afetará o estado nos próximos dias, trazendo instabilidade climática, chuvas fortes e risco de temporais isolados.
Baixa pressão no RS
Segunda-feira (19): Instabilidade no Estado
A partir desta segunda-feira, a baixa pressão, combinada ao fluxo de umidade proveniente do Norte do país, favorece o retorno das instabilidades sobre o Rio Grande do Sul.
Há previsão de temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
As rajadas de vento podem variar entre 50 e 90 km/h, especialmente nas áreas em alerta laranja do mapa da Defesa Civil.
Os acumulados de chuva podem variar entre 40 e 60 mm/dia nas Missões, Centro e parte do Oeste, enquanto nas demais áreas, ficam abaixo de 20 mm/dia.
Terça-feira (20): Frente fria intensifica instabilidade
Entre a madrugada e a manhã de terça-feira, o avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de umidade proveniente do Norte do país, favorece a ocorrência de temporais isolados.
A previsão é de chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 90 km/h, especialmente no Norte e Noroeste do estado.
Os acumulados de chuva podem variar entre 40 e 80 mm/dia nas Missões, Norte e Noroeste.
No Centro, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, os volumes ficam entre 20 e 40 mm/dia.
Nas demais áreas do estado, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm/dia.
Quarta-feira (21): Alta pressão traz estabilidade parcial
A tendência é que, na quarta-feira, um sistema de alta pressão volte a estabilizar o tempo em grande parte do Rio Grande do Sul.
Nas regiões do Norte e Nordeste do estado, há condição para pancadas isoladas de chuva, com acumulados de até 20 mm/dia.
Ao final deste período, os acumulados devem variar entre 40 e 80 mm nas Missões, Noroeste e Norte.
Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo dos 40 mm.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta a população a tomar precauções durante os temporais: permaneça abrigado em local seguro, feche portas e janelas, retire eletroeletrônicos da tomada, evite trafegar por áreas alagadas, mantenha-se distante de árvores e estruturas metálicas.
Em caso de emergência, ligue para 190 ou 193.