Projeto de Pólo Metal Mecânico é apresentado em Osório
O Município de Osório ocupa o sexto lugar com maior PIB no Estado. Com números tão positivos, nos últimos anos, o Município se tornou atrativo para que empresas se instalem na cidade. No momento, existe o projeto de implantação de um Pólo Metal Mecânico.
Na manhã desta segunda-feira, dia 25, representantes da empresa Süd Metal apresentaram o Projeto Vento para o Prefeito Romildo Bolzan Júnior, representantes do Legislativo e Secretários Municipais. No projeto apresentado pela empresa que estava representada pelo Vice-Presidente Industrial, Octávio Teichmann e o Supervisor de Meio Ambiente, eles mostraram, em apresentação no telão, todos os detalhes econômicos e de infraestrutura.
O Grupo possui quatro empresas que estão distribuídas em cinco cidades, atende em seis segmentos e o objetivo seria concentrá-las num mesmo local, no caso, Osório. A construção teria 94 mil m², com instalações modernas e ampliadas. O Projeto Vento tem três fases: infraestrutura e instalação, relocalização e modernização. A empresa atende vários clientes na fabricação de peças como Agrale, ThyssenKrupp Elevadores, John Deere, entre outras.
A empresa trabalha com a fabricação de peças em alumínio, usinagem, forjaria, fundição de ferro, chicotes elétricos e fundição de aço. O custo total da obra é em torno de 247 milhões de reais, em que Osório entraria com o valor de, aproximadamente, 67 milhões reais, gastos durante as três etapas que tem previsão de conclusão em 2014. Até 2014, seriam criados 19 mil e 500 empregos.
O valor adicionado pela indústria será em torno de 200 milhões de reais. A receita de ICMS, agregada para o Município de Osório, é da ordem de cinco milhões de reais anuais, apenas com a receita produzida pelo Pólo Metal Mecânico.
Após a apresentação, as autoridades presentes puderam fazer perguntas sobre o Projeto Vento, questões sobre impacto ambiental, cronograma da obra, licenciamento ambiental e a construção de um Pólo Logístico foram abordadas e respondidas.
O Prefeito Municipal de Osório, Romildo Bolzan Júnior salientou aos presentes que o projeto deve ter seu custo benefício avaliado para a cidade, que a população deve saber o quanto vai se investir. “O próximo passo, agora, é dar ciência a toda a população, aos seus meios representativos para que eles debatam e vejam se isso, efetivamente, é aquilo que Osório precisa como uma das fases do seu desenvolvimento”, afirmou Bolzan Júnior.
Quanto aos investimentos no Pólo Metal Mecânico, o Prefeito acredita que o Município vive um bom momento para realizar investimentos.
“As receitas da Petrobras, por exemplo, são receitas que podem ter alteração no seu fundamento e Osório tem que ter atividades que possam substituir qualquer queda de receita. Se essa estrutura for importante para a substituição tributária, econômica, financeira e também na geração de empregos, mais intenso, isso seria fundamental e esse conjunto de informações deve chegar à população, que deve decidir conosco sobre isso”, afirmou o Prefeito.
Quanto à questão das vagas de trabalho que se abririam em Osório com a vinda do Pólo Metal Mecâncico, 10% são para Nível Superior, 20 % para Nível Técnico e 70 % são para cargos operacionais. A construção da Escola Técnica treinaria boa parte da mão-de-obra do Pólo Metal Mecânico. A empresa pretende apresentar o Projeto Vento para outros segmentos como o Centro Empresarial de Osório e outras entidades, para que todos conheçam o projeto.