Tráfico por controle remoto: polícia desvenda esquema no Litoral

Tráfico por controle remoto: Polícia Civil desmantela esquema de entrega de drogas e armas via drone em presídios do RS. A Operação Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) foi deflagrada na…
Tráfico por controle remoto
Foto: Tráfico por controle remoto

Tráfico por controle remoto: Polícia Civil desmantela esquema de entrega de drogas e armas via drone em presídios do RS.

A Operação Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) foi deflagrada na quarta-feira, 22 de maio de 2025, pela Delegacia de Polícia de Capão da Canoa com apoio da Delegacia de Torres.

Tráfico por controle remoto

A ofensiva policial teve como objetivo desarticular um sofisticado esquema criminoso de envio de drogas, armas, celulares e dinheiro a apenados nos presídios de Osório e Taquara, no Rio Grande do Sul, utilizando drones — os chamados Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).

A investigação teve início no começo de março, após a polícia receber informações sobre a prática criminosa.

Coordenada pelos delegados Marco Swirski, titular da Delegacia de Policia de Capão da Canoa, e Marcos Vinícius Veloso, titular da Delegacia de Torres, a operação identificou ao menos três envolvidos no esquema: o operador do drone que fazia as entregas, um indivíduo responsável por armazenar entorpecentes e uma mulher, sobrinha do principal alvo da investigação, suspeita de guardar objetos ilícitos.

Durante a ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Taquara.

Os resultados foram significativos: três pessoas foram presas em flagrante, e apreendidos cerca de meio quilo de maconha, uma pistola Canik calibre 9mm com 45 munições, uma pistola Dos Leones calibre 22 com oito munições, diversos celulares, duas balanças de precisão e uma quantia considerável em dinheiro.

Após a captura, os presos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, conduzidos até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Capão da Canoa, onde foram autuados em flagrante pela autoridade policial de plantão.

A Operação mobilizou 30 agentes da Polícia Civil e nove viaturas, demonstrando o comprometimento das forças de segurança na repressão qualificada ao crime organizado e na proteção da sociedade.

A Polícia Civil reforça que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

A população pode colaborar com denúncias anônimas por meio do WhatsApp da Delegacia de Capão da Canoa: (51) 98608-0002.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas