Frente fria mais intensa de 2025 provoca ciclone, possibilidade de neve e temperaturas negativas no Sul do Brasil.
A frente fria mais intensa do ano está prestes a transformar o clima em diversas regiões do país, com efeitos extremos previstos a partir da próxima terça-feira (27).
O avanço do sistema frontal sobre o Rio Grande do Sul será o estopim de uma série de fenômenos meteorológicos, incluindo tempestades severas, ciclone extratropical, queda brusca de temperatura, e até neve nas áreas mais altas da Serra Gaúcha e Catarinense.
Inicialmente, o choque entre massas de ar quente e frio provocará tempo severo no Sul do país e em áreas do Centro-Oeste, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A instabilidade já começa nesta segunda-feira (25), com acumulados de chuva entre 75 mm e 125 mm em apenas 24 horas em diversas cidades gaúchas.
Na terça-feira (26), a frente fria avança com força, reforçando a instabilidade e dando início a um período de frio extremo e ventos perigosos. O contraste atmosférico provocado por ventos pré-frontais de Noroeste (quente) e Sul (gelado) poderá provocar tempestades severas, granizo e rajadas violentas em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até o interior de São Paulo.
Na quarta-feira (27), a situação se agrava com a formação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico, especialmente no litoral do Rio Grande do Sul.
Esse sistema será alimentado por uma área de baixa pressão e provocará ventos acima de 100 km/h, principalmente entre o Sul e Leste gaúcho. O mar, sob efeito do ciclone, pode registrar ondas de até 5 metros e ressacas perigosas atingirão praias do Sul e do Sudeste.
A partir de quinta-feira (28), a chegada de uma intensa massa de ar polar empurrada por um anticiclone derruba ainda mais as temperaturas, com previsão de mínimas entre -3ºC e -5ºC nas Serras do Sul.
A formação de geada será ampla em toda a região Sul, podendo avançar até o sul do Mato Grosso do Sul.
Além disso, a friagem atingirá áreas improváveis, como o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas, marcando o episódio mais intenso do ano na região amazônica.
Com essa configuração atmosférica, há possibilidade de neve, mesmo que de forma pontual, entre a noite de quarta (28) e a quinta-feira (29) nas partes mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Já cidades como Porto Alegre e São Paulo devem registrar temperaturas entre 6ºC e 8ºC, com marcas ainda menores nas madrugadas.
Na sexta-feira (30), com o afastamento do ciclone e o avanço de um centro de alta pressão, o tempo volta a estabilizar em boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com predomínio de céu claro ou parcialmente nublado.
Frente fria mais intensa de 2025
Esse episódio será um marco climático do ano, combinando frente fria histórica, ciclone, frio extremo, ventania e até neve, afetando milhões de brasileiros em diferentes regiões do país.