Vida & Saúde

Central de Entulhos dá espaço à Horta Comunitária Municipal em Imbé

O que antes era visto como um local desagradável e sujo, agora passa a ser um ponto de referência no cultivo e produção de alimentos.

A Secretaria de Obras e Viação de Imbé concluiu neste final de semana o mutirão de limpeza da Central de Entulhos, localizada no bairro Nova Nordeste.

O local estava saturado de restos de materiais de obras e galhos que eram depositados há anos sem uma limpeza e organização.

Com a limpeza, o lugar deu espaço à ampliação da Horta Comunitária Municipal. Utilizando uma máquina escavadeira hidraulica, emprestada pelo governo do Estado, três caçambas e duas retorescavadeiras próprias, a Prefeitura abriu valos que servirão como depósito de adubo para a Horta. Com a areia retirada dos valos, foram fixadas taipas (barrancos) ao redor da horta, com a função de protegê-la contra o vento e garantir a estabilidade do aterro.

– Nossa idéia é produzir alimentos suficientes para suprir as necessidades da merenda escolar das nossas escolas municipais. Também queremos implantar o projeto Horta Escolar, onde as crianças poderão aprender as técnicas do plantio – afirmou o prefeito Darcy Luciano Dias.

Além da melhoria estética e ambiental, a limpeza representa um avanço na questão de saúde pública para a comunidade local que há anos convivia com o lixo próximo às suas casas.  Mesmo com a limpeza, a Central de Entulho continua a receber caliças e galhos, porém, conforme o prefeito, antes o material passará por uma máquina trituradora que será adquirida em breve.

– Os entulhos, principalmente as podas de árvores, serão moídos por esta máquina e os resíduos servirão como adubo para a Horta Comunictária – exemplificou Darcy. Segundo ele, as caliças servirão para abertura de ruas.

Comentários

Comentários