Vida & Saúde

Xangri-Lá realiza ações de controle da população de animais domésticos

O Município de Xangri-Lá desenvolve uma série de medidas para aprimorar o controle de animais domésticos e incentivar a propriedade responsável.

Estas medidas passam pelo programa de castração, já em desenvolvimento, pela aplicação do hormônio inibidor do cio canino e pela colocação de microchips em animais domésticos, como cães, gatos e cavalos. O veterinário, Marcelo Lopes, da Vigilância Sanitária, espera, a médio e longo prazo, obter o controle populacional dos animais. Este controle, segundo o secretário de
Saúde, Paulo Roberto Maciel, trará inúmeros benefícios para a comunidade.

“Cães e gatos soltos, ou abandonados, nas ruas representam riscos para a Saúde Pública, pois podem transmitir doenças, como a Raiva, Leishmaniose, e diversas verminoses, entre outros problemas”, afirma. Dentro do planejamento, a Secretaria de Saúde está intensificando ações de controle para evitar a superpopulação de cães e gatos, sem qualquer tipo de agressão ou sofrimento para os animais.

O projeto castração é gratuito e destinado à população carente do Município. O proprietário do animal efetua o cadastro deste junto às agentes de saúde dos PSFs. Posteriormente, de acordo com o agendamento, o animal é levado à intervenção cirúrgica de castração.

“Isto evita a proliferação de animais, soltos ou abandonados pelas ruas”, afirma o veterinário.  O trabalho já existe há alguns anos, e a equipe da Vigilância Sanitária espera realizar, este ano, todas as cirurgias pré-agendadas. Lopes lembra ainda que a Vigilância Sanitária vem fazendo a aplicação gratuita do hormônio inibidor do cio canino, que também integra este conjunto de ações.

Outra medida inovadora, e prevista para breve, é a colocação de microchips em cães, gatos e cavalos. A implantação do sistema de informações, com banco de dados informatizado, vai comportar o registro individualizado destes animais em de todo o Município. Além do controle de zoonoses, a iniciativa se tornará importante para identificar o animal, e
seu dono, em caso de algum problema, maus tratos ou abandono em via pública.

PS.: Maiores informações podem ser obtidas com o veterinário Marcelo Lopes, na Vigilância Sanitária de Xangri-Lá pelo fone (051) 3689 2442.

Comentários

Comentários