Geral

Voto pela Internet aumenta 176% na Consulta Popular 2009

Os números preliminares da Consulta Popular 2009, realizada no em 05 de agosto nos 496 municípios do Rio Grande do Sul, revelam que 136.377 mil eleitores utilizaram o computador para indicar as preferências em um conjunto de 172 projetos estruturantes propostos para suas regiões de origem. O número representa um crescimento de 176% em relação ao ano passado, quando 49.501 pessoas preferiram o voto eletrônico.

O secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, responsável pela organização da Consulta Popular, avalia a amostragem como a confirmação que os cidadãos reconhecem o processo como um efetivo instrumento de interferência direta na administração pública estadual.

“A Consulta Popular é um patrimônio valioso que pertence à sociedade gaúcha. Na medida em que a participação aumenta, mais expressivos serão os índices de desenvolvimento harmônico nas diferentes regiões que compõem nosso estado e maior o fortalecimento da democracia”, sustentou secretário.

Celso Bernardi voltou a ressaltar o empenho dos Coredes, dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e dos prefeitos no trabalho de mobilização das comunidades, atribuindo a motivação ao fato de o governo do Estado estar amortizando as dívidas de consultas anteriores e realizando os projetos escolhidos pela eleitores.

Os resultados finais da Consulta Popular 2009 – que reserva R$ 115 milhões no orçamento geral de 2010 para atendimento das demandas regionais – serão oficialmente anunciados em 13 de agosto.

Comentários

Comentários