Osmar Terra reforça apoio ao Executivo de SAP na mudança da gestão do IHSA - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Osmar Terra reforça apoio ao Executivo de SAP na mudança da gestão do IHSA

Uma comitiva de Santo Antônio da Patrulha esteve reunida com o Secretário de Estado da Saúde, Osmar Terra, na tarde de quarta-feira em Porto Alegre, para acertar detalhes sobre a mudança da gestão do Instituto Hospitalar Santo Antônio, que deve acontecer num prazo de até 35 dias improrrogáveis.

Além do Prefeito, Daiçon Maciel da Silva, participaram da reunião, o Presidente da Câmara de Vereadores, Adelino Stecaanella, o Procurador Geral do Município, Edison Castro, a Secretária da Saúde, Cinéia dos Santos, a Delegada Regional de Saúde (18ª CRC), Beatriz Bolzan, o presidente e a vice do Conselho Municipal de Saúde, Nilton Pinheiro e Magda Isabel de Oliveira, a Diretora de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Aglaé Regina da Silva e sua adjunta, Bárbara Cristiane de Melo e representantes do Sistema Hospitalar Mãe de Deus, Sergio Ruffini e Edemar Paulo da Costa.

Na ocasião, o prefeito fez um breve relato das últimas providências tomadas pelo Poder Executivo com relação ao IHSA e reforçou o pedido de apoio do Governo do Estado, principalmente durante o período de transição.

O presidente da Câmara de Vereadores, Adelino Stecanella assegurou que o Legislativo compactua unanimemente com decisão da Administração em rescindir o contrato de gestão: “Diante da situação que o Hospital apresenta hoje, esta medida tornou-se urgente e inevitável.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nilton Pinheiro, disse que “o Conselho só está preocupado com o atendimento a população. Independente da instituição que irá assumir daqui pra frente”, afirmou Pinheiro. A vice-presidente, Magda de Oliveira,chamou a atenção para o fato de que as crianças não nascem mais em Santo Antônio, segundo ela, as gestantes precisam sair da cidade para realização dos partos.

Sergio Ruffini explicou que o Mãe de Deus irá atuar na prestação de assistência a cerca de 80% dos pacientes no local, destinando praticamente 100% ao SUS, atendendo emergências e algumas especialidades. 20% do atendimento será regionalizado, (especialidade de psiquiatria e oftalmologia e convênios), buscando reduzir o número de remoções para Porto Alegre.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, no Rio Grande do Sul, o Hospital de Santo Antônio da Patrulha é o que mais remove pacientes para os Hospitais da Grande Porto Alegre. Outros dados apresentados apontaram ainda os últimos repasses da Secretaria ao IHSA: R$ 1.240 milhão, deste total, R$ 890 mil, seriam para a conclusão do bloco cirúrgico, ampliação do setor de Urgência/Emergência e construção da Unidade de Imagenologia. Os recursos foram depositados em 2008 e 2009, no entanto, o investimento ainda não apareceu.

O Secretário Osmar Terra garantiu ao Prefeito total apoio durante o período de transição, bem como, na nova etapa em que outra instituição assumirá a gestão do Hospital: “O Governo do Estado tem convênio firmado com o Sistema Hospitalar Mãe de Deus, que é uma instituição de renomado reconhecimento, para socorrer hospitais em situação de emergência e trabalhar a qualificação da gestão nestas unidades de saúde. Em qualquer município do Estado, onde o Hospital apresenta problemas o Mãe de Deus é chamado para dar o suporte necessário e desta forma iremos proceder em Santo Antônio da Patrulha”.

O Mãe de Deus já atua nos municípios de Capão da Canoa, Torres, Campo Bom e deverá assumir o Hospital da Ulbra em Tramandaí.

O Prefeito entregou um ofício ao Secretário reiterando todas as informações repassadas anteriormente a Secretaria Estadual da Saúde sobre o IHSA e solicitou que o Mãe de Deus ajude a Comissão Municipal formada para acompanhar o período de transição.

Terra irá encaminhar um documento ao Mãe de Deus solicitando o acompanhamento. O Secretário acenou ainda para a instalação de uma Sala de Estabilização no Hospital de Santo Antônio, que segundo ele é destinada para atender doentes graves.

Comentários

Comentários