Eu e o João de Barro, a grande vencedora da Moenda da Canção 2009, de SAP
Eu e o João de Barro, a grande vencedora do festival, seja na opinião popular, seja pelo júri, é, e segue o estilo cancioneiro sertanejo de Renato Teixeira, atração nacional que antecedeu a decisão das campeãs.
Foram três dias de muita cultura e diversão na terra, da rapadura, cachaça e do sonho – terra dos patrulhenses.
Atrações consagradas como Pirisca Grecco e sua Comparsa Elétrica, atração principal da noite de sexta-feira, Show Pouca Vogal dos músicos, Humberto Gessinger e Duca Leindecker no sábado e a atração nacional da noite de domingo, Renato Teixeira e Banda, marcaram a Moenda da Canção 2009.
Durante as três noites, os moendeiros – nome dado ao público do festival, puderam conferir e dar seu voto as músicas selecionadas à fase final. Na eliminatória de sexta, nove músicas concorreram: Só o que o coração sangrar; Samba 3 por 4; Herança de paixão; Lagoa e mar; Vita, vitalino; Quebranto de praia; Versa e vice; Valsamos sobre a cidade e mulheres do mar.
No sábado subiram ao palco as outras nove canções concorrentes: Regalo ao meu sombreiro; Voando baixo; Morena lua; Tranquilo e sereno; Junho de todos os santos; Eu e o João de barro; Milonga pra nunca mais olhar pra trás; Garatuja e Este é o meu sul.
O festival que a cada ano ganha mais força e amplia fronteiras, teve a participação de músicos e expectadores do estado gaúcho e de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Gente que já é conhecida, outras recém chegados, músicos patrulhenses de sucesso e outros que tem no festival e em Santo Antônio da Patrulha uma referência músico-cultural.
A decisão das vencedores desta edição, reservada para o final da noite de domingo foi aguardado com expectativa pelo público presente. O prefeito, Daiçon Maciel da Silva, o vice, Armindo Ferreira de Jesus, secretário da cultura, Antônio Carlos Brito e a presidente da Moenda, Carmem Monteiro, foram algumas das autoridades presentes à entrega das premiações.
Segundo a organização do evento, cerca de 30 mil pessoas circularam pelo parque Caetano Tedesco e atrações do festival. A 23ª edição da Moenda teve o apoio da Administração Municipal de Santo Antônio da Patrulha.
Confira as vencedoras da Moenda da Canção 2009:
– 1° lugar – Eu e João de Barro (Paulo Ricardo Costa e Emerson Martins)
– 2° lugar – Só o que o Coração Sangrar (Duca Duarte)
– Melhor Arranjo – Só o que o Coração Sangrar (Duca Duarte)
– Melhor Letra – Herança de Paixão (Tadeu Martins e Airton Pimentel)
– Melhor instrumentista – Renato Muller (gaita) na instrumental Garatuja
– Melhor intérprete – Luka, em Só o que o coração sangrar
– Melhor visual de palco – Voando baixo
– Melhor musica na opinião do publico – Eu e o João de Barro (Paulo Ricardo Costa e Emerson Martins)