Polícia Civil prende seis integrantes de quadrilha comandada por presidiários
Segundo o delegado Carrion, são duas quadrilhas que agiam em conjunto na Vila Safira, em Porto Alegre e em Alvorada. Uma das quadrilhas pertence ao indivíduo conhecido por “Gelsinho da Vó”, que está na Penitenciária Modulada de Charqueadas. O líder da outra quadrilha é um homem conhecido por “William Mamute”, que está foragido.
A ação recebeu o nome de “Irmãos Metralha” porque o tráfico de drogas e de armas era controlado de dentro do sistema penitenciário – Penitenciárias Modulada de Charqueadas e de Osório, Penitenciária Estadual de Jacuí, Presídio Central e Presídio Feminino Madre Pelletier. As investigações sobre as quadrilhas iniciaram em oito de julho deste ano, quando foi presa uma mulher, conhecida por “Valéria”.
Ela usava a filha para vender drogas e era mulher de um dos líderes da quadrilha, que comandava o tráfico naquela região de dentro do sistema prisional. Participaram da Operação Irmãos Metralha, quinze delegados de polícia e cerca de oitenta agentes do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre (DPRPA), Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em apoio a Operação, realiza uma inspeção em cinco presídios do Estado a fim de desbaratar os líderes do bando: Penitenciárias Moduladas de Charqueadas e Osório, Presídio Central, Penitenciária Estadual do Jacuí e Presídio Feminino Madre Pelletier. As investigações prosseguem no sentido de identificar e prender outros integrantes das quadrilhas.