Geral

Tramandaí vence competição dos Salva-Vidas no Litoral Norte

A equipe de Tramandaí venceu, na noite desta quarta-feira (3), a disputa do Circuito de Salva-vidas, promovido pela Comunicação Social da Operação Golfinho e a coordenação dos Salva-vidas, em Balneálrio Pinhal.

As equipes de Capão da Canoa e Xangri-lá ficaram com os segundo e terceiro lugares, respectivamente. A prova deste ano foi em homenagem aos 40 anos da Operação Golfinho e reuniu 100 participantes, que representaram as praias de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Nova Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal e Quintão.

O evento contou com dez equipes, concorrendo em cinco provas especíificas. Tudo foi acompanhado por veranistas do balneário, e foi mais uma das atrações do Verão Legal RS 2010, promovido pelo Governo do Estado.

Conforme a Operação Golfinho, a iniciativa é para testar o condicionamento físico dos salva-vidas. Além disso, simula situações de salvamento no mar onde exista a necessidade da intervenção desses profissionais.

As modalidades disputadas

* Salvamento com Rescue Can: É realizado por uma dupla de salva-vidas, e um deles simula ser vítima e permanece postado junto a uma boia demarcatória. O salva-vidas deve retirar o outro participante do mar e conduzi-lo a um local demarcado na areia. A “vítima” só pode auxiliar sua dupla com o batimento de pernas, sendo vedada a natação. Vence a dupla que completar o percurso no menor tempo.

* Salvamento com Cabo-Boia: É feito em trio. Um salva-vida simula ser a vítima e permanece postado junto a uma boia demarcatória. O salva-vidas que irá fazer o resgate deve entregar o rescue-can à “vítima” e rebocá-la até um local demarcado na areia. O terceiro salva-vidas faz a função de apoio ao reboque com o cabo. Vence o trio que completa o percurso no menor tempo.

* Revezamento de Natação: Cada equipe de cinco salva-vidas faz um mesmo percurso de natação até uma demarcação com boia dentro do mar. Depois de contornar a marcação, ao chegar à areia, deve bater na mão de seu companheiro de prova. Vence quem completa o percurso no menor tempo.

* Corrida ao Pé-de-Pato: Os competidores devem postar-se em linha demarcada e, a uma distância de 20 metros, há um número de pés-de-pato sempre inferior ao de participantes da prova. Dada a largada, os salva-vidas devem ir em direção aos pés- de-pato e pegá-los. Quem não consegue é eliminado. A prova é repetida até que fique somente um competidor.

* Flexão: Vence quem realiza mais flexões em três minutos. O competidor não pode retirar as mãos do solo.

Comentários

Comentários